quarta-feira, 22 de junho de 2022

COLUNA DO JERÔNIMO FREIRE: Como nasce um empreendedor?

Como nasce um empreendedor?

Um empreendedor pode nascer de uma ideia, de uma visão, de uma oportunidade ou simplesmente pela necessidade de sobrevivência.

Em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19 vimos a economia mundial afundar, o desemprego aumentar e em virtude disso, o número de empreendedores aumentar, pois a grande maioria não teve escolha a não ser encontrar uma forma de sobreviver através do empreendedorismo. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, no ano de 2021 foram quase 4 milhões de formalizações de micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais no Brasil, ou seja, uma das possibilidades para garantir o sustento do brasileiro é o empreendedorismo.

Sempre destaco em minhas palestras e aulas que não haverá emprego para todo mundo, mas haverá trabalho, ou seja, o emprego formal é limitado pelo número de empresas e pela economia, mas a criatividade, a inovação e o trabalho são infinitas às possibilidades.

Já parou para pensar que ao invés de buscar emprego, você pode ser o empregador(a).?

Acredito e defendo que a solução para melhoria da qualidade de vida dos brasileiros é encontrar uma forma de empreender e isso não significa deixar seu emprego atual, sua carreira ou profissão, mas observar o mercado e encontrar oportunidades.

Empreender é um grande desafio pois é preciso muito estudo, resiliência e conhecimento. Quando se empreende por necessidade, muitas vezes se faz de forma intuitiva, sem entender sobre o mercado em que você está ingressando, finanças, marketing, vendas e outros temas importantíssimos para prosperidade dos negócios.

Se você busca empreender, o primeiro passo é responder a seguinte pergunta: Qual problema você resolve, ou quer resolver? Para exemplificar, o advogado resolve problemas jurídicos, o médico promove saúde, o humorista soluciona problemas de mau humor e proporciona entretenimento, a manicure eleva a autoestima e assim por diante.

Com essa resposta muito clara em sua mente, inicie uma pesquisa de mercado no seu bairro, com familiares, utilize a internet para entender cada vez mais sobre o problema que você escolheu resolver, busque por ajuda de profissionais, cursos de capacitação em gestão e sempre aprenda com os erros.

Antes de dar certo, tenha certeza que muitas coisas vão dar errado, e errar faz parte do processo de aprendizagem. 

E para me despedir em nosso primeiro encontro, deixo uma frase que li recentemente no livro escrito por Philip Kotler: “Onde houver a necessidade, há uma oportunidade”.

Jerônimo Freire