![]() |
Foto: PM/Divulgação |
O resgate aconteceu logo após a PM receber denúncia sobre maus tratos contra animais no Bairro Piçarra. Chegando no local, os agentes perceberam uma movimentação de pessoas manejando galos e equipamentos em atitudes suspeitas. Os policiais avistaram, no local, cinco homens ao redor de um tambor utilizado para arena de combate das aves.
Ainda conforme a PM, foi solicitado apoio do Departamento de Trânsito (Demutran) de Itapagé e da Secretaria de Infraestrutura da cidade. Um homem de 55 anos, identificado como Fabiano Chaves Gomes, apresentou-se como proprietário do local e dos animais. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Regional de Itapipoca, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para investigar o crime ambiental.
As aves foram levadas para o Instituto Municipal de Meio Ambiente.
A PM ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, é crime ambiental. A população pode realizar denúncias de crimes ambientais através do número 190.
*Da redação do BFJR com g1.