quarta-feira, 31 de agosto de 2022

COLUNA DA BFX CONSULTORIA: OS IMPOSTOS QUE PAGAM OS HOTÉIS E POUSADAS

A definição de quais impostos um hotel ou pousada irá pagar depende muito do porte e dos serviços que o estabelecimento presta. No entanto, é comum a incidência dos seguintes tributos no ramo hoteleiro: IRPJ, CSLL, PIS/COFINS, ISS e INSS


Como escolher corretamente o regime tributário de sua pousada ou hotel.


A escolha do regime tributário pode ser determinante para a sobrevivência de um negócio. É possível mudar de regime tributário, mas vale dizer que um regime que funciona muito bem para uma empresa pode não funcionar para outra. 


Como explicamos em postagens anteriores, são três os regimes tributários vigentes. Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional:

A apuração do Simples Nacional possui duas tabelas de incidência de impostos porque baseia-se tanto na prestação dos serviços de hotelaria quanto na receita advinda do comércio de produtos, alimentos e bebidas. Este é o regime menos burocrático e é recomendado para as empresas de micro e pequeno porte que possuem um faturamento inferior a R $ 4,8 milhões/ano. A alíquota do Simples para serviços de hotelaria começa em 6%, já para as receitas de comércio, as alíquotas começam em 4%.


A melhor dica que podemos dar é que você conte com o apoio de uma assessoria especializada na hora de escolher o melhor regime tributário para a sua atividade. A BFX CONSULTORIA sabe exatamente o que considerar e vai ajudar você a fazer a melhor escolha!


Somos a BFX CONSULTORIA

Excelência em Contabilidade e Gestão Empresarial

Sou Ednaldo Belém Morais

Economista e Contador.