sexta-feira, 5 de agosto de 2022

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Parabéns aos Padres da nossa Paróquia e aos filhos da terra!

Parabéns aos Padres da nossa Paróquia e aos filhos da terra!

    Hoje, nossa história cotidiana registra com alegria e parabeniza todos os padres que assumem e assumiram seu ministério com amor e ardor missionário pelo seu dia, 04 de agosto! Gostaria de iniciar retratando um pouco sobre o histórico dos que deram início a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
 
    Todo povoado tem como início histórico sua devoção religiosa e Brejo Santo não foi diferente. No ano de 1708 deu-se início a missão religiosa por assim dizer em Brejo Santo, mas vindo a ser oficial em 1876. Houve a Lei Provincial de 25 de junho de 1876, e o primeiro Padre que veio se estabelecer foi no ano de 1877 (Francisco Lopes Abath). (Cratense) de 1877-1903. Na cronologia da história da Paróquia vieram: João Cassimiro Viana Arrais, Raimundo Nonato Pita, Padre Pedro Inácio Ribeiro e 11 cooperadores. Após a morte de Padre Pedro Inácio assume o então Padre, hoje Monsenhor Dermival de Ancheita que assume a paróquia por 60 anos.  Mas em 2020, em fevereiro, chega para assumir como o sexto Pároco Padre Fernandes José, Cratense e o seu Vigário Padre Tarcísio (que fica meses na paróquia depois, transferido).  Anterior ao padre Fernandes assumiu como Administrador Paroquial o Padre Pedro Bitu. Passaram ainda pela Paróquia: Padre Luciano e Padre Edvan Carlos. Atualmente contamos com a presença do Jovem Padre Jeferson que assume com muita dedicação o pastoreio ao lado do Padre Fernandes. Na Paróquia de São Francisco temos o Padre Arnaldo que se dedica a comunidade com os seus trabalhos pastorais e auxiliado pelo Padre Leonys. Temos os filhos que nasceram em Brejo Santo e assumem a vocação sacerdotal com zelo: Padre Cicero José na cidade de Juazeiro do Norte e Padre José na cidade de Porteiras. Vamos assim agradecer a Deus pela vocação de cada um e pedir as bênçãos.
 
    O site da CNBB exalta o seguinte: “No primeiro domingo de agosto, dentro da dinâmica pastoral da Igreja no Brasil, isto é, celebrando o Mês Vocacional, comemoramos o Dia do Padre. A proximidade com a memória litúrgica de São João Maria Vianney (1786-1859), patrono dos párocos, no dia 4 de agosto, faz a Igreja celebrar com alegria e júbilo os presbíteros de todo o mundo.  Serviço aos outros, cuidado e compaixão, ministério da reconciliação e da misericórdia, ser pastor da comunidade, sempre a exemplo do bom Pastor, Jesus Cristo, que deu a sua vida pelos outros, faz do padre um membro importante e necessário para a comunidade cristã. Mas, é preciso sempre insistir: o chamado à santidade, destinado a todos os batizados, é também exigência para sua vida (cf. Lumen gentium, capítulo V – “A vocação universal à santidade na Igreja”).”.