![]() |
Foto: Reprodução/Aurelio Alves |
Circulam nesta quarta-feira, 10/8, notícias que afirmam estar agendada para o dia 30 de outubro a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice do município de Iguatu. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) comunica que não há cronograma para a realização do novo pleito no município e em nenhuma outra cidade cearense.
Ocorre que os TREs de todo o país foram alertados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a necessidade de que eleições suplementares que pudessem vir a ser realizadas concomitantemente ao segundo turno das eleições fossem cadastradas até 02 de agosto no sistema CFE - Configurador de Eleições.
Após essa data, ainda que os processos judiciais alcançassem a etapa que autoriza a realização de eleição suplementar, essa configuração não seria mais possível, tendo em vista cronograma operacional do TSE para as eleições gerais de outubro. Se perdesse o prazo de 2 de agosto, o tribunal não poderia pretender realizar a eleição suplementar aproveitando o segundo turno das eleições gerais.