segunda-feira, 26 de setembro de 2022

COLUNA DO LEANDRO GOMES: “DANADOS MASSACRE DANCE”- UM NOVO OLHAR NA DANÇA BREJO-SANTENSE


O grupo de Dança “Danados massacre dance” foi criado em 2013 no sul cearense especificamente na cidade de Brejo Santo no bairro Morro Dourado, formado por jovens almas inquietas, ansiosas por discutir suas relações com o mundo e com seus próprios limites corporais e sociais.

Foto: Arquivo Pessoal

O nome não poderia ser outro: Jovens “danados “ que usam a dança como instrumento para “massacrar” os preconceitos sócias, quebrando padrões e tabus existentes em um mundo repleto de diferenças. Um espírito fraternal que uniu cinco amigos – Weslley Barros, Allison Santos, Danilo Gomes, Higor Souza, João Victor- em torno de um único ideal a dança e que  desse ponto em diante foram se unido não por sua vontade de dançar, mas por uma disponibilidade afetiva. Assim o “DMD” iniciou uma trajetória de criações e apresentando ao público de Brejo Santo algo novo, inusitado, desafiador e vibrante.

Foto: Arquivo Pessoal

A cada montagem coreográfica o grupo utilizava como técnica suas experiências pessoais, fizeram da dança um espaço de experimentação artística e descobertas de novas possibilidades, utilizavam-se da improvisação e da capacidade de encenação que era algo latente daquele elenco, obviamente cheio de contrastes e diferenças de personalidades. Carisma, sensualidade e um “gingado” que só eles tinham, fez com que o “DMD” conquistasse além de festivais, as mais diversas plateias de toda região, suas ideias eram as provas indubitáveis de que os dançarinos estavam ali para quebrar paradigmas.

Foto: Arquivo Pessoal

Depois de um grande período parados, esse ano (2022) o grupo retoma seus trabalhos, com uma nova roupagem e novos integrantes que foram selecionados em várias partes da cidade. De acordo com um dos diretores do grupo Weslley Barros a “Inovação é a palavra chave para o “DMD” mais uma vez ganhar a cena nos festivais que estão por vim. ”  

Foto: Arquivo Pessoal

Como é possível notar o grupo de dança “Danados massacre dance” nasceu de um sonho de cinco jovens que apesar de estarem longe dos grandes centros culturais, se faz notar-se pela sua capacidade de comunicação com o público, sua maturidade e padrão de excelência para produziram espetáculos com a qualidade cênica necessária para se tornar referência não só em Brejo Santo , mas em diversas partes do Brasil.