segunda-feira, 19 de setembro de 2022

COLUNA DO LEANDRO GOMES: Eleições 2022 - As propostas dos presidenciáveis para a cultura

Em ano de eleição muito se escuta sobre projetos para saúde, educação, saneamento básico e vários outros setores importantes para a sociedade. Quando o assunto é o setor cultural pouco ouvimos propostas, podemos afirmar também que esta foi uma área que sofreu ataque constante nos últimos tempos. O Ministério da Cultura foi extinto e as autarquias voltadas ao audiovisual e ao patrimônio histórico brasileiro mergulharam numa crise severa.

Os Programas de governo apresentados pelos candidatos a presidente da república em 2022 para cultura são rasos e sem embasamento nas leis já vigentes. Vejamos algumas propostas dos candidatos que aparecem com maior pontuação nas pesquisas.

Bolsonaro (PL) – Apesar da desvalorização da cultura no seu governo, o presidente Jair Bolsonaro, caso seja reeleito, promete triplicar o investimento na proteção de patrimônios culturais no Brasil, e afirma que terá como prioridade implementar o Sistema Nacional de Cultura, parte do Plano Nacional de Cultura.

Lula (PT) - Com o apoio da maioria da classe artística o ex-presidente que já teve como ministro da Cultura personalidades como Gilberto Gil e Juca Ferreira, promete agora recriar o Ministério da Cultura e tem mantido uma agenda sistemática com produtores do setor nos vários estados em suas viagens de campanha.

A implementação do Sistema Nacional de Cultura —o SNC—, que faz parte das metas do Plano Nacional de Cultura, é uma bandeira comum aos dois principais candidatos nas pesquisas, Lula e Bolsonaro.

Ciro Gomes (PDT) - afirma que pretende investir no que ele chama de cultura periférica de rua, que inclui danças, grafites e slams. É o único a tocar num tema polêmico do audiovisual —a regulamentação do streaming. O Congresso Nacional tem sido palco de discussões sobre liberar as plataformas de vídeo sob demanda de pagar a Condecine, contribuição que financia a atividade cinematográfica do país.

Propostas e projetos são necessários para uma campanha esperançosa por parte dos candidatos, já para os eleitores, principalmente para os profissionais e agentes culturais é esperado uma maior atenção ao setor cultural do próximo presidente, a cultura do pais pede socorro principalmente depois da crise econômica, acentuada pela pandemia, é imprescindível o entendimento e a  importância do setor, para economia e como um direito constitucional.