sábado, 24 de setembro de 2022

Pesquisa Ipespe: Lula tem 34 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no Interior do Ceará

(foto: Miguel SCHINCARIOL/ MAURO PIMENTEL/ AFP)

A quarta rodada da pesquisa Ipesp Ceará com intenções de voto para presidente da República mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 34 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Interior do Estado. Segundo o levantamento, o petista soma 57% contra 23% do atual mandatário. Ciro Gomes aparece na sequência, com 12%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 2%. Os demais candidatos não pontuaram.                                


Em Fortaleza e Região Metropolitana, a diferença cai para 21 pontos. Lula alcança 47% e Bolsonaro fica com 26%. Ciro salta para 19% e Tebet mantém os mesmos 2% registrados no Interior. Brancos e nulos somam 3% tanto na Capitão e RMF quanto no Interior, mesmo percentual do grupo que não sabe ou não respondeu.


Na comparação com a terceira pesquisa, divulgada no dia 13 de setembro, Lula avançou dois pontos no Interior e recuou um ponto na Capital e RMF. Já Bolsonaro oscilou um ponto para cima nos dois territórios. Ciro cresceu 4% na Capital e RMF e oscilou negativamente 2% no Interior, enquanto a candidata do MDB ganhou um ponto no Interior e manteve o mesmo percentual na Capital e RMF.                                             

Pesquisa Ipespe para presidente na Capital e RMF 

Lula (PT): 47% (-1%)

Bolsonaro (PL): 24% (+1%)

Ciro Gomes (PDT): 15% (+4%)

Simone Tebet (MDB): 2% (=)

Soraya Thronicke (UB): 0 (=)

Vera (PSTU): 0 (=)

Constituinte Eymael (DC): 0 (=)

Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)

Sofia Manzano (PCB): 0 (=)

Brancos e nulos: 3% (=)

Não sabem ou não responderam: 3% (=)


Pesquisa Ipespe para presidente no Interior

Lula (PT): 57% (+2%)

Bolsonaro (PL): 23% (+1%)

Ciro Gomes (PDT): 12% (-2%)

Simone Tebet (MDB): 2% (=)

Soraya Thronicke (UB): 0 (=)

Vera (PSTU): 0 (=)

Constituinte Eymael (DC): 0 (=)

Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)

Sofia Manzano (PCB): 0 (=)

Brancos e nulos: 3% (=)

Não sabem ou não responderam: 3% (=)


No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, o ex-presidente marca 55% no Interior e contra 21% de Bolsonaro, 9% de Ciro e 1% de Tebet. Na Capital, o petista também lidera com larga vantagem, alcançando 45% ante 24% do atual presidente, 15% de Ciro e 3% de Tebet. Chama a atenção o fato de a candidata emedebista ter melhor desempenho na pesquisa espontânea do que na estimulada, na qual soma 2%.


No geral, considerando o desempenho dos candidatos em todas as regiões do Estado, Lula mantém liderança folgada em relação a Bolsonaro (53% a 24%). O candidato cearense, Ciro Gomes, ainda não conseguiu decolar e empacou na terceira posição, com 15%. Atrás dele, Simone Tebet pontua 2%.


O Ipespe ouviu mil eleitores, por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95,45%. O levantamento foi encomendado pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05066/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o protocolo CE-04936/2022.


Na pesquisa, o instituto também mediu o desempenho dos candidatos em grupos específicos considerando o gênero, idade, escolaridade e faixa salarial dos entrevistados. Lula vence os adversários em todos os segmentos pesquisados, mas pontua melhor entre as mulheres (59%) e os menos escolarizados/ensino fundamental (59%).


O ex-presidente apresenta menor percentual de votos no grupo dos que têm renda mensal de dois a cinco salários mínimos (41%). Na contramão, este é o segmento em que Bolsonaro melhor pontua (33%). O oposto também ocorre em relação às mulheres, grupo em que o presidente tem o pior desempenho (18%). 



*Da redação do BFJR com dados do O POVO.