Por que Compra Fiado?
Todo lugar tem um nome e todo nome carrega uma história para ser contada. Você conhece a história do nome do lugar onde você vive?
Nós crescemos em um lugar chamado Compra Fiado. No sentido popular, quem compra fiado não carrega boa fama, por causa das pessoas que o fazem e esquecem de pagar a dívida. Mas o que será que isso tem a ver com o nome do nosso lugar?
Os moradores mais antigos da comunidade contam que a explicação do nome Compra Fiado foi repetida diversas vezes nas rodas de conversas que costumava acontecer no terreiro da casa do senhor Manoel Canuto. Seu Manoel foi um dos primeiros a chegar ao Compra Fiado e fixar residência, junto com ele vieram sua esposa, filhos, seus irmãos mais novos e a sua mãe, Dona Ana Canuto. Era Dona Ana quem costumava contar aos seus netos a história que ela também ouviu alguém contar. De acordo com relatos de Francisco Canuto, conhecido como seu Pingo e dos seus irmãos Raimundo Canuto e Judite, sua avó, Dona Ana contava e recontava que as terras onde se localiza a Vila Compra Fiado hoje eram cobertas de matas cheias de cipós, rasga-cão e juremas.
Em tempos de secas, os vaqueiros da região costumavam soltar o gado na mata fechada na esperança que este sobrevivesse. Tempos depois, voltavam para resgatar a boiada. No entanto, muitas reses se perdiam pelo meio do mato, fato que ocorria frequentemente com diversos vaqueiros. Dessa forma, quando a busca era em vão, os vaqueiros gritavam que tinham “comprado fiado”, para se referir ao prejuízo pelo animal perdido. De tanto repetirem o ditado, todos os vaqueiros que frequentavam aquelas matas passaram a se referir ao lugar adotando o nome de Compra Fiado.
Como se pode perceber, a história sobre o nome do lugar foi passando oralmente de geração a geração, como um bom conto de tradição oral. E não carece fazer sentido, nem provar verdade. Só precisa permanecer na memória de seus moradores. E aí? Qual a explicação para o nome do seu lugar?
Texto das professoras: Sandra Sousa e Veridiane Rosa.