![]() |
| Foto: Reprodução/Ascom Crato |
O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou nesta quinta-feira, 13, de consulta pública para criação do Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, no Município do Crato. O evento foi realizado no auditório da sede do Geopark Araripe.
O evento contou com a presença de 120 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, técnicos, ambientalistas, historiadores e autoridades locais. A abertura foi realizada pelo Reitor da URCA, Professor Lima Júnior. Ele destacou a necessidade de uma política pública transversal, que vem sendo desenvolvida através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado, com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato.
O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, ressaltou a importância das parcerias, principalmente através do Governo do Estado e da Universidade. Para ele, essa unidade de conservação tem a ver com o desenvolvimento do turismo local, e é importante discutir a infraestrutura daquela localidade para ter o acesso, que é um dos principais desafios. "Temos que melhorar esse item, transformando o equipamento para possibilitar o turismo e preservação do meio ambiente", disse. Outro item, segundo o prefeito, é a valorização da cultura, com a preservação dos equipamentos, a gestão e manutenção do local, além de incluir as pessoas do entorno.
O Secretário Estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, disse que esse trabalho para a criação do Parque Estadual do Caldeirão, está sendo possível, com a parceria da Prefeitura do Crato e também da URCA. "Vamos fazer ainda o plano de manejo e o conselho gestor e essas instituições são fundamentais para dar sequência a esse trabalho, com uma gestão participativa", disse.
Do BFJR com dados da Ascom Crato
.jpg)