domingo, 2 de outubro de 2022

Camilo Santana está matematicamente eleito senador no Ceará

Ex-governador, Camilo Santana (PT) está matematicamente eleito senador no Ceará com 75,23% das urnas dos votos nas Eleições 2022, que aconteceu neste domingo, 2 de outubro (02/10). O petista está com 67,97%. Atrás do petista, a candidata Kamila Cardoso (Avante) está com 28,01% dos votos, seguida de Erika Amorim (PSD), com 3,95% dos votos.                                 


Camilo conduziu a campanha de modo diferente daquilo que imaginava no início do ano, ou seja, por fora da aliança mantida entre os irmãos Ferreira Gomes e o PT por 16 anos. Ele rompeu com Ciro Gomes (PDT), líder daquele agrupamento político, mas conseguiu seguir com o apoio dos outros dois irmãos, Cid e Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral.


Na manhã deste domingo, após votar na Secretária de Saúde do Ceará, o líder pedetista afirmou que a ferida em relação aos irmãos vai "sangrar até o último dos meus dias".                            

   

A tradicional posição de neutralidade de Camilo vista quando PT e PDT mediam forças, em 2016 (eleição municipal), 2018 (eleição nacional) e 2020 (eleição municipal), deu espaço então a uma ação abertamente favorável ao projeto de terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 


Ao chegar em seus respectivos locais de votação, os eleitores poderão escolher seus candidatos para cinco postos disponíveis: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.


Deputado federal

Deputados federais representam o povo brasileiro na esfera nacional. A eles, cabe elaborar leis que possuam abrangência em todo o território do Brasil, além de trabalharem como fiscalizadores de quem estiver atuando como Presidente da República.


Uma de suas atribuições mais notórias é a criação das CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, que são formadas por meio de um requerimento feito por, pelo menos, um terço dos parlamentares.


Total de assentos: 513 (proporcional ao número de eleitores de cada estado)Mandato: 4 anos


Deputado estadual

Os deputados estaduais representam a população do estado de seus eleitores. Como integrantes da Assembleia Legislativa, é dever dos deputados zelar pelo corpo das leis estaduais, propondo, revogando, emendando ou alterando a legislação. Uma das suas atribuições é fiscalizar os gastos do governo estadual.


Total de assentos: 1.035 (Brasil), 46 (Ceará)Mandato: 4 anos


Senador

Os senadores têm a função de representar seus estados no Congresso Nacional. Além das funções compartilhadas com os integrantes da Câmara dos Deputados, como legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, existem funções específicas aos senadores.


Um exemplo dessas funções específicas é a possibilidade de, a partir de determinação feita na Constituição Federal de 1988, que os senadores julguem e processem crimes de responsabilidade perpetrados por presidente, vice-presidente, comandantes das Forças Armadas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), procurador-geral da República e o advogado-geral da União, entre outros.


Total de assentos: 81 (três por estado).Mandato: 8 anos (eleitos de 4 em 4 anos; são eleitos, alternadamente, um senador e dois senadores a cada 4 anos, renovando a bancada do Senado.)


O governo do estado do Ceará é sediado no Palácio da Abolição, a sede do poder Executivo estadual. Conheça mais sobre as eleições de 2022 e as principais datas até o pleito. Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará


Governador

O governador ou governadora é o representante do Poder Executivo na esfera estadual. Quem é eleito para o cargo pode escolher seus secretários, que chefiam os diversos departamentos de âmbito administrativo que constroem e viabilizam o funcionamento de uma determinada Unidade da Federação.


Uma das atribuições de um governador que mais aparecem na mídia é a de responsável pela segurança pública do estado; colaboram nessa função as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros de cada unidade federativa.


Total de assentos: 28 (27 estados + Distrito Federal)Mandato: 4 anos


Presidente da República

Quem é eleito para o posto de Presidente da República tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.


Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.


Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União.

 


*Da redação do BFJR com dados do O POVO.