![]() |
Foto: Divulgação |
A caririense Mara Jânata, de 28 anos, venceu o 32º Campeonato Brasileiro de Kungfu Sanda, consagrando-se a única cearense campeã nesta modalidade. O evento ocorreu em Goiânia, entre os dias 12 e 16 de outubro, e o Ceará estava sendo representado por 22 atletas, sendo quatro deles do boxe chinês, a categoria da atleta, e três deles eram homens.
Durante o round, Mara Jânata nocauteou a adversária na modalidade Sanda, também conhecida como Boxe Chinês ou Kickboxing Chinês, que tem como tradução literal "mãos livres" e consiste em uma forma chinesa moderna de combate corpo a corpo. Desta forma, a atleta trouxe a medalha de ouro para Mauriti.
Ao total, as lutas do campeonato foram divididas em três rounds, cada uma com dois minutos e com um período de descanso entre eles. Na competição, o atleta é declarado vencedor quando ganha dois dos três rounds de uma luta, ou se seu oponente for eliminado, como foi o caso da campeã caririense.
Com quatro vitórias em menos de um ano se dedicando às disputas, Mara Jânata, que pratica o esporte há quatro anos, enfrenta adversidades financeiras para competir, considerando a falta de patrocinadores. Nas redes sociais, a atleta compartilhou as dificuldades na extensa jornada de treinos.
"Valeu a pena todo o esforço. Os dias de treino pesado, o esforço de perder peso, foram 7 kg em 42 dias, sem apoio nenhum de um nutricionista. Tive que enfrentar o medo de andar de avião, fora outras coisas. O pior disso tudo foi ficar longe dos meus filhos da família, mas compensou. Ver a alegria deles após a minha vitória não tem preço. Meu coração está transbordando de gratidão e alegria”, escreveu Mara.
*Da redação do BFJR com dados do O POVO.