Pesquisa Genial/Quaest para o 2º turno das eleições, divulgada nesta quarta-feira, 26, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 53% dos votos válidos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 47%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos os em branco, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. Mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Considerando os números de intenções de votos, Lula também lidera com 48% frente a 42% de Bolsonaro. Votos em brancos, nulos ou eleitores que não votarão somam 5% e os indecisos, 5%.
Ainda segundo a pesquisa, 7% afirmam que podem mudar o voto. Os eleitores com votos definitivos, que já sabem estão certos em que votar, somam 92%. Dentre os votos definitivos, o ex-presidente Lula caiu de 94% para 92%. Os números de Bolsonaro também caíram, indo de 97% para 94%.
Rejeição
Tratando-se de rejeição, Bolsonaro lidera a porcentagem com 49%, enquanto Lula aparece com 43%. Em relação à pesquisa anterior, o percentual de pessoas que não votariam no atual presidente subiu 3 pontos, número acima da margem de erro de dois pontos porcentuais da pesquisa. A rejeição do petista continuou a mesma.
Segundo Agência Estado, o número na rejeição de Bolsonaro voltou a crescer na pesquisa divulgada pela Quaest. A última alta teria sido no levantamento do dia 28 de setembro, quando 55% dos entrevistados disseram que não votariam no candidato de jeito nenhum. Desde então, o índice apresentou queda constante.
*Da redação do BFJ, com O Povo.