quinta-feira, 15 de maio de 2025

Ceará teve pico de infecções por vírus da bronquiolite; casos graves estão mais numerosos


Em abril, o vírus sincicial respiratório (VSR) foi o agente etiológico que mais causou síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) no Ceará. O dado é de informe epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) em 9 de maio.

O patógeno é um dos causadores da bronquiolite, uma inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões que acomete principalmente crianças.

Ao todo, de 6 de abril até 3 de maio (da semana epidemiológica 15 a 18), 1.056 casos de (SRAG) foram notificados no Ceará. Os municípios com maior número de casos são Fortaleza (246) e Sobral (175).

O grupo etário mais acometido é o de crianças de até 4 anos, concentrando 64% dos casos (678). Entre elas, 266 são bebês de até seis meses.

O pico das infecções por VSR em 2025 ocorreu entre os dias 20 e 26 de abril, na semana epidemiológica 17. O Estado registrou 34,4% de positividade para o vírus no período.

Uma redução no número de casos é notada a partir dos primeiros dias de maio. “Houve realmente um aumento de casos de bronquiolite no estado do Ceará, mas epidemiologicamente os dados estão mostrando que estamos entrando no início de queda dos casos”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho.

*O Povo.