Um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), identificado como Anderson Bruno Soares Silva, conhecido como “Pacote”, de 36 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira, 15, no Rio de Janeiro. Ele estava escondido na comunidade da Rocinha desde 2023, após ter sido liberado condicionalmente.
De acordo com informações apuradas pelo jornal O POVO, Pacote é acusado de ser responsável por, pelo menos, 15 homicídios, além de envolvimento em organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e porte ilegal de arma de fogo.
A prisão ocorreu quando o suspeito chegava a um hospital especializado em tratamento de cálculo renal e próstata, localizado no bairro Recreio dos Bandeirantes. Policiais civis do Ceará e do Rio de Janeiro monitoraram o homem e aguardaram o momento em que ele deixaria a comunidade para realizar a abordagem. Ele foi interceptado sem oferecer resistência.
Após a detenção, Pacote foi levado para uma unidade policial no Rio de Janeiro, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações indicam que ele é um dos criminosos que pagam aluguel em comunidades do Rio para se esconder sob a proteção de facções criminosas locais. Até esta semana, havia 46 cearenses foragidos no Rio de Janeiro, um aumento em relação aos 40 registrados em março.
Conhecido por sua atuação violenta, Pacote também é investigado por liderar uma guerra entre grupos criminosos, resultando em diversos homicídios no município de Crateús e em cidades vizinhas na região dos Sertões de Crateús. As investigações da Polícia Civil do Ceará, coordenadas pela Delegacia de Crateús, tiveram início há mais de um ano e meio.
*O Povo