sexta-feira, 16 de maio de 2025

Líder da facção criminosa cearense Guardiões do Estado é preso em São Paulo

 


Jean Almeida, conhecido como "Dedé", foi preso em seu apartamento na Vila Mariana, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira. Ele é considerado o líder da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) e é procurado por pelo menos oito homicídios cometidos no Ceará. Durante a detenção, Jean contestou as acusações, afirmando ter cometido 11 assassinatos.

A ação que resultou na captura de Dedé foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo (PCSP). Ele e sua esposa, Ana, foram surpreendidos em casa; Ana também é investigada por seu envolvimento nas atividades criminosas. Durante a operação, foram apreendidas drogas e anotações relacionadas ao tráfico.

De acordo com a polícia, Jean se mudou para São Paulo com a intenção de expandir as operações de tráfico da facção para o Nordeste. Ele evitava sair de casa devido ao sistema SmartSampa, que utiliza reconhecimento facial. As atividades externas, como transações financeiras ligadas ao crime, eram realizadas por sua esposa. Documentos encontrados no imóvel indicam que Jean estava se preparando para possíveis fugas ou disfarces.

Atualmente, Jean e Ana aguardam audiência de custódia, e a expectativa é de que ele permaneça preso na capital paulista.