O relatório da Polícia Civil do Ceará (PCCE) que aponta o domínio da facção carioca Comando Vermelho (CV) no Estado também revela que a organização criminosa pretende controlar as áreas dos dois portos cearenses, para exportar drogas para os Estados Unidos e para a Europa.
Segundo o documento da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o CV "já domina a região do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante/CE, e agora quer dominar a área em que está inserido o Porto do Mucuripe, no grande Vicente Pinzon, em Fortaleza/CE".
O interesse da facção vislumba "não só a expansão dos 'negócios' ilícitos dos integrantes da ORCRIM no Estado, mas também a nível nacional, devido a localização estratégica dos portos cearenses com a Europa e os Estados Unidos", afirma a Draco.
Mapas desenhados pelos investigadores mostram que a região do Pecém já é dominada pelo Comando Vermelho. Enquanto a área do Porto do Mucuripe tem predominância da facção cearense Guardiões do Estado (GDE), mas o CV tenta tomar o território com ataques aos rivais realizados desde o mês de junho deste ano, principalmente nos bairros Vicente Pinzón e Papicu.
*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do Diário do Nordeste.