segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Forças de segurança realizam mais de 500 prisões por violência contra mulher no Ceará


A Operação Shamar resultou em 501 prisões no Ceará entre 1º de agosto e 4 de setembro, um aumento de 52% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 330 capturas. Do total, 402 pessoas foram presas em flagrante e 99 tiveram mandados cumpridos por crimes como feminicídio, violência doméstica, estupro, ameaça, importunação sexual e descumprimento de medidas protetivas. As ações ocorreram em mais de 110 municípios, incluindo bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana e do interior.

Durante a ofensiva, as forças de segurança apreenderam 50 armas de diferentes calibres, entre pistolas, revólveres, espingardas, além de uma metralhadora e um fuzil, além de 200 munições. Também foram coletadas amostras de DNA de 596 detentos em unidades prisionais do Cariri, fortalecendo o banco de dados criminais do Estado e ampliando os recursos de investigação.

Paralelamente às ações repressivas, a Polícia Civil e a Polícia Militar promoveram palestras e campanhas de conscientização sobre violência doméstica, que alcançaram cerca de 100 mil pessoas em diversas regiões. Coordenada nacionalmente pela Senasp/MJSP e executada pela SSPDS no Ceará, a operação reforça a integração entre prevenção e repressão no enfrentamento à violência contra a mulher.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados  do CN7