terça-feira, 2 de setembro de 2025

Receita Federal conclui antes do previsto pagamento de restituições do Imposto de Renda 2025


A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (2) a conclusão antecipada do pagamento de todas as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Ao todo, foram liberados R$ 36,69 bilhões a 22,67 milhões de contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo e sem inconsistências. O calendário inicial previa cinco lotes entre maio e setembro, mas a eficiência no processamento permitiu que todos os valores fossem pagos até agosto.

Neste último lote, 1,88 milhão de contribuintes receberam R$ 2,92 bilhões. A maior parte foi destinada a quem não tinha prioridade legal e enviou a declaração mais próximo do prazo final. Também foram contemplados idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, professores e contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida em conjunto com a opção de recebimento via Pix, novidade que garantiu prioridade em 2025.

A distribuição incluiu 1,45 milhão de contribuintes sem prioridade, 312,9 mil que usaram pré-preenchida e Pix, 72,4 mil entre 60 e 79 anos, 22,8 mil professores, 13,5 mil acima de 80 anos e 7,8 mil pessoas com deficiência ou doença grave. Com o adiantamento, a Receita reforça o compromisso de modernizar o sistema e acelerar o retorno dos valores aos contribuintes.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do GCMAIS