sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Mais de dois milhões de famílias deixam o Bolsa Família em 2025 por terem melhorado de vida.


Entre janeiro e outubro de 2025, 2.069.776 famílias deixaram o programa Bolsa Família, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Dessas, 1.318.214 famílias deixaram o benefício por terem melhorado suas condições financeiras, enquanto 726.799 saíram pela chamada “Regra de Proteção”, que permite receber metade do valor por até 12 meses após o aumento de renda. Outras 24.763 famílias solicitaram o desligamento voluntário.

Com essa redução, o número de famílias atendidas chegou a 18,9 milhões em outubro — o menor patamar desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro do MDS, Wellington Dias, afirmou que “quem entra no Bolsa Família só sai para cima”, destacando que o programa busca promover independência financeira e apoiar o ingresso das famílias no mercado de trabalho.

Especialistas avaliam que os números refletem o fortalecimento do mercado de trabalho formal, o crescimento dos microempreendimentos e a integração de beneficiários a programas de qualificação profissional.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com O POVO.