Milhares de romeiros se reuniram neste domingo (2), ao meio-dia, para a tradicional Benção do Chapéu, que marcou o encerramento da Romaria de Finados em Juazeiro do Norte. Segundo a Comissão para as Romarias, cerca de 350 mil fiéis participaram das celebrações entre 29 de outubro e 2 de novembro, mantendo viva uma tradição que já dura 50 anos e tem como principal destino o túmulo do Padre Cícero, na Capela do Socorro.
A despedida aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade, onde os devotos ergueram e acenaram seus chapéus de palha em sinal de gratidão. Entre os participantes estava Ulisses João, de Caruaru (PE), que há 35 anos participa da romaria. “Ano passado eu não vim porque estava doente. Ainda não estou muito bom, mas graças a Deus, estou aqui”, relatou o romeiro emocionado. A celebração contou com a presença do padre Gabriel Romero, Superior dos Salesianos na América Latina.
Neste ano, o lema da romaria foi “Nossa morte é uma viagem em busca da salvação”, reforçando o sentido espiritual da peregrinação. O reitor da Basílica, padre Cícero José da Silva, destacou o simbolismo da mensagem. “É um convite para que todos que visitam o túmulo do Padre Cícero e outros espaços sagrados tragam para a vida os ensinamentos e as grandes lições deixadas pelo patriarca do Nordeste”, afirmou.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo