O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta quarta-feira (12), no Palácio da Abolição, a ordem de serviço para a implantação de 54 projetos de abastecimento de água e ampliação da rede rural em 46 municípios cearenses, com investimento total de R$ 64 milhões. A iniciativa vai beneficiar mais de 10 mil famílias, sendo 5.636 por meio do Projeto São José, que busca ampliar o acesso à água de qualidade e garantir segurança hídrica em comunidades rurais. Cidades como Banabuiú, Canindé, Crato, Groaíras e Icó estão entre as contempladas.
O projeto conta com a parceria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), de prefeituras e de associações comunitárias. Outras 4.847 famílias serão atendidas por meio dessas parcerias. Além disso, um termo de compromisso firmado com a Solar Coca-Cola vai beneficiar 247 famílias em municípios como Capistrano, Cascavel, Cedro, Chaval e Choró.
Durante a cerimônia, Elmano de Freitas destacou que o objetivo do governo é garantir água potável em todas as residências do estado até 2033, conforme meta legal. “Não teremos mais o carro-pipa nessas comunidades. Teremos água encanada na casa de cada cidadão e cidadã. O que estamos fazendo aqui é o pagamento de uma dívida histórica com o nosso povo”, afirmou o governador.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo