sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Governo garante verbas e serviços após tornado devastar cidade no Paraná


O governo federal intensificou as ações de emergência após o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira (7), com ventos de até 250 km/h. O fenômeno deixou seis mortos, ao menos 750 feridos e destruiu 90% da área urbana do município, afetando casas, escolas, postos de saúde e a rede elétrica. O presidente Lula reconheceu, em caráter sumário, a situação de calamidade pública, o que permitiu a liberação imediata de recursos e apoio federal.

Foram autorizados R$ 25 milhões para reconstrução de estruturas públicas, incluindo terminal rodoviário, centro cultural, depósitos municipais e uma escola com ginásio destruídos. Órgãos como Defesa Civil, Ministério da Integração, Saúde, Desenvolvimento Social e Minas e Energia atuam simultaneamente em frentes que incluem restabelecimento da energia já normalizada em 99% do município , envio de equipes médicas, distribuição de alimentos, apoio psicológico, instalação de abrigos e cadastramento das famílias afetadas. Operadoras de telefonia restauraram os serviços e habilitaram roaming para garantir a comunicação.

Medidas emergenciais também incluem suspensão de tributos, liberação do FGTS Calamidade, antecipação de benefícios sociais e parcelas extras do seguro-desemprego. O MEC prepara nova data do Enem para estudantes afetados, enquanto Conab e MDS distribuíram mais de duas mil cestas de alimentos. O Incra realizou levantamento dos danos em assentamentos rurais da região, que registraram destruição de moradias, lavouras e estruturas comunitárias.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Agência Brasil