sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Bolsa de valores ultrapassa 164 mil pontos e bate terceiro recorde seguido no Brasil


A Bolsa de Valores brasileira alcançou nesta quinta-feira (4) seu terceiro recorde consecutivo ao ultrapassar os 164 mil pontos, impulsionada pelo otimismo dos investidores e pelo desempenho recente da economia. O Ibovespa fechou aos 164.456 pontos, alta de 1,67%, com avanço puxado por ações de petroleiras, mineradoras e bancos. Apenas na primeira semana de dezembro, o índice soma valorização de 3,38%, acumulando 36,72% no ano.

No câmbio, o dólar terminou o dia praticamente estável, vendido a R$ 5,31, após leve queda de 0,04%. A moeda chegou a tocar R$ 5,28 pela manhã e registra seu menor patamar desde 14 de novembro. Na semana, acumula recuo de 0,47% e, no ano, desvalorização de 14,08%, acompanhando o movimento observado em outras economias emergentes.

O crescimento modesto de 0,1% da economia brasileira no terceiro trimestre foi bem recebido pelo mercado, por elevar as expectativas de que o Banco Central possa iniciar cortes na taxa Selic já em janeiro. A perspectiva de juros menores estimula a migração de recursos da renda fixa para a renda variável, contribuindo para que a bolsa siga renovando recordes.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do GC+