terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Fotossensores são retirados das rodovias federais do Ceará


Os fotossensores de fiscalização eletrônica estão sendo retirados das rodovias federais que cortam o Ceará e que são administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A medida ocorre em razão da troca da empresa responsável pela instalação e operação dos equipamentos.

Em nota, o Dnit informou que um novo contrato para a prestação do serviço entrou em vigor em novembro de 2025, substituindo o acordo anterior. Com isso, os equipamentos da empresa anterior estão sendo removidos para que a nova contratada realize a instalação, aferição e calibração de seus próprios fotossensores.

O órgão não detalhou quantos equipamentos foram retirados, nem os trechos afetados, tampouco informou o prazo para a reinstalação dos novos aparelhos ou os termos do contrato vigente.

Durante o período de transição, alguns pontos de fiscalização nas BRs poderão permanecer temporariamente inativos. Apesar disso, o Dnit reforça que a ausência momentânea dos fotossensores não isenta os condutores do cumprimento dos limites de velocidade e das demais normas de trânsito.

*Da redação do BFJR, com dados do O Povo
*Foto: Júlio Caesar