A partir desta semana, entram em vigor novas regras para emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais mudanças está a possibilidade de obter a habilitação sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola. A medida representa uma simplificação do processo, com o objetivo de facilitar o acesso à CNH para motoristas de todo o país.
Outra novidade prevista é a renovação automática para condutores com bom histórico de trânsito, ou seja, motoristas que mantiverem um comportamento exemplar poderão ter sua carteira renovada sem etapas tradicionais, como exames práticos e aulas obrigatórias. Segundo o governo, a iniciativa busca desburocratizar o sistema, reduzir custos e tornar a habilitação mais acessível.
As alterações no regulamento trazem impacto direto sobre os candidatos à CNH, reduzindo barreiras no processo de obtenção, e sobre o trânsito como um todo: esperam-se mudanças no perfil dos condutores habilitados e também reflexos no setor de educação de trânsito tradicional, como autoescolas. O governo afirma acreditar que a simplificação vai beneficiar muitos brasileiros, sobretudo aqueles para quem os custos ou a logística de frequentar uma autoescola representavam um obstáculo para obter a carteira.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com G1.