A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Fisconforme, que identificou cerca de R$ 57 milhões em movimentações financeiras sem emissão de notas fiscais envolvendo 34 empresas localizadas no Centro de Fortaleza.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Combate ao Crime Contra a Ordem Tributária (Deccot) e mobilizou 44 servidores da Sefaz, além de 10 agentes de segurança pública.
De acordo com a Sefaz-CE, a força-tarefa constatou indícios de sonegação fiscal e outras irregularidades, como a utilização de maquinetas de cartão e chaves Pix em nome de terceiros, incluindo pessoas físicas e empresas sediadas em outros estados. Também foram identificados estoques e vendas sem a devida documentação fiscal.
Segundo o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, a operação foi estruturada em três eixos principais: a análise dos meios de pagamento, especialmente o uso irregular de maquinetas e chaves Pix; a conferência de estoques; e um eixo educativo, voltado ao acompanhamento da adequação das empresas às mudanças trazidas pela reforma tributária.
*Da redação do BFJR, com dados do O Povo