O Ministério da Saúde oficializou, na quarta-feira (31), a renovação do contrato de gestão com a Rede Hospitalar Sarah Kubitschek por mais cinco anos, com investimento de R$ 7,5 bilhões em recursos federais. O aporte garante a manutenção das atividades das unidades da rede em sete estados e no Distrito Federal, incluindo o Hospital Sarah Fortaleza, assegurando a continuidade do atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A renovação faz parte do programa federal Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas no SUS. Além da unidade cearense, referência em reabilitação neurológica e ortopédica, os recursos beneficiarão hospitais localizados no Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Para 2026, a previsão é de oferta de 1,7 milhão de exames e terapias, além de 515,4 mil consultas.
Durante a assinatura do contrato, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a relevância da parceria e afirmou que os investimentos ampliarão a oferta de cuidados integrados, incluindo reabilitação, cirurgias, exames e atendimentos especializados. Atuando de forma integrada ao SUS há 25 anos, a Rede Sarah é reconhecida nacional e internacionalmente como referência em reabilitação de alta complexidade e já recebeu mais de R$ 11,8 bilhões em investimentos federais ao longo desse período.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO