segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Ação integrada cumpre mandados de prisão para conter roubos e furtos no Ceará

Uma operação em larga escala da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (9) para cumprir mandados de prisão contra suspeitos de roubos e furtos em diferentes regiões do Ceará. A ofensiva é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e integra o Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), com equipes mobilizadas a partir do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).

As diligências envolvem ações preventivas e abordagens em pontos estratégicos, com base em levantamentos da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Participam da operação equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar, com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Segundo a SSPDS, o Procumpri foi regulamentado em dezembro de 2025, após funcionar de forma experimental ao longo do último ano, período em que 1.935 pessoas foram capturadas. A ação ocorre em um contexto de queda expressiva nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que apresentaram redução de 42,3% no Ceará em janeiro de 2026, o menor número da série histórica, conforme dados da Supesp.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do GC+