O Governo Federal, em parceria com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário, lançou nesta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. A iniciativa busca articular ações permanentes de prevenção, proteção e responsabilização em casos de violência letal contra mulheres no país.
No lançamento, foi divulgada uma campanha de conscientização voltada à sociedade, com foco especial na participação dos homens como aliados no combate à violência de gênero. O objetivo é promover uma mudança cultural e fortalecer o enfrentamento ao machismo estrutural.
Dados apresentados destacam que o Brasil registra, em média, quatro casos de feminicídio por dia, além de milhares de denúncias de agressões diariamente, reforçando a urgência de políticas públicas integradas e contínuas.
O pacto também prevê a criação de um comitê interinstitucional para monitorar e articular as ações entre os órgãos envolvidos, além de fortalecer redes de proteção e acelerar a implementação de medidas protetivas em todo o território nacional.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com GC+.