Um homem foi preso na manhã desta sexta-feira (20), em Sobral, a 213 quilômetros de Fortaleza, suspeito de comercializar, armazenar e compartilhar material de exploração sexual infanto-juvenil pela internet. A ação integra a Operação Comércio do Mal V, deflagrada pela Polícia Federal, após investigação iniciada a partir de cooperação policial internacional.
Segundo a PF, autoridades da Bélgica e da Nova Zelândia auxiliaram na apuração, que faz parte da Força-Tarefa de Investigações na DarkWeb (FT-DW). As investigações apontaram que um usuário brasileiro estaria oferecendo e vendendo arquivos com registros de abusos contra crianças e adolescentes por meio de plataformas digitais de armazenamento em nuvem. O suspeito utilizava diversas contas interligadas para dificultar a identificação e ocultar a atuação, além de receber pagamentos por plataformas digitais internacionais.
A Justiça Federal expediu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão com base nas provas reunidas, incluindo análises financeiras e dados obtidos por cooperação internacional. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e dispositivos de armazenamento, que passarão por perícia. Também houve cumprimento de mandado pela delegacia da PF em São José do Rio Preto (SP). O investigado poderá responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e por associação criminosa, com penas que, somadas, podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados O Povo