terça-feira, 23 de junho de 2026

Governo do Ceará investe R$ 4,79 milhões para ampliar abastecimento de água em comunidades rurais

O Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (22), um termo de compromisso para ampliar o abastecimento de água em 29 comunidades rurais distribuídas por 27 municípios do estado. A iniciativa, executada pela Cagece em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e as prefeituras municipais, prevê investimento de R$ 4,79 milhões e deve beneficiar 8.904 famílias, o equivalente a mais de 33 mil moradores. Segundo o governador Elmano de Freitas, as obras devem começar nos próximos dias, com recursos já garantidos pelo Estado.

A ampliação da rede de abastecimento busca atender principalmente populações que vivem em áreas mais afastadas, onde o acesso à água ainda depende de longos deslocamentos até rios, açudes, poços ou cacimbas. De acordo com o presidente do Sisar, Marcondes Ribeiro, a iniciativa representa mais dignidade e qualidade de vida para as famílias beneficiadas. A execução ocorrerá em etapas, com o Estado responsável pela doação das tubulações, os municípios pela infraestrutura necessária e o Sisar pelo acompanhamento da implantação e operação dos sistemas.

Durante a solenidade, o governo destacou que todas as obras previstas deverão ser concluídas ainda em 2026. O presidente da Cagece, Neuri Freitas, ressaltou que mais da metade da população rural cearense já conta com abastecimento regular e que a meta é ampliar essa cobertura nos próximos anos. Elmano também afirmou que o Ceará vive um cenário favorável de segurança hídrica, com reservatórios em níveis considerados satisfatórios, e anunciou para o próximo dia 30 de junho a audiência de licitação de uma parceria público-privada voltada à expansão da cobertura de esgotamento sanitário no estado.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo