sexta-feira, 26 de junho de 2026

Greve dos rodoviários deixa passageiros sem previsão de viagens no Ceará

A greve dos trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual começou nesta quarta-feira (24) no Ceará, após o fim sem acordo da Campanha Salarial 2026 entre a categoria e os empresários do setor. A paralisação teve início nas primeiras horas da manhã, com concentração em frente à garagem da Empresa Guanabara, na BR-116, em Fortaleza.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinteti), a proposta patronal chegou a reajustes de 0,19% e depois 0,89%, valores considerados insuficientes pelos trabalhadores. A categoria afirma que a decisão pela greve foi aprovada em assembleia geral, após meses de negociações sem avanço.

Com a paralisação, passageiros enfrentam dificuldades nos terminais da capital, especialmente no Engenheiro João Tomé, principal ponto de embarque intermunicipal do estado. Linhas que ligam Fortaleza a regiões como Cariri e Norte do Ceará operam com restrições, afetando trabalhadores, estudantes e pacientes que dependem do transporte rodoviário, enquanto o sindicato afirma manter disposição para retomar o diálogo.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do CN7