domingo, 28 de junho de 2026

Rodoviários aceitam proposta e encerram greve no Ceará

Os rodoviários encerraram a greve no Ceará após aprovarem a nova proposta da campanha salarial de 2026, construída em negociação com o Ministério Público. A decisão foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), que classificou o acordo como um avanço nas negociações e resultado das tratativas realizadas nas últimas semanas.

Entre os principais pontos aprovados estão o reajuste de 5,11% nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva de Trabalho, aumento de 7% no vale-alimentação e reajuste de 8% na cesta básica. O acordo também garante a manutenção de todas as demais cláusulas e benefícios já previstos, preservando os direitos da categoria.

Outro destaque da proposta é a ampliação das regras sobre alimentação dos trabalhadores em viagem. Pelo novo texto, empregados que estiverem fora de seu domicílio, em serviço e hospedados em alojamentos fornecidos pela empresa terão direito à alimentação correspondente ao período em que permanecerem à disposição do empregador, incluindo café da manhã, almoço e jantar, conforme a jornada de trabalho.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 Ceará