O bilionário, que conduziu uma campanha populista e contra o sistema, surpreendeu os EUA e o Mundo ao conquistar mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários para poder entrar na Casa Branca pela porta grande. Donald Trump colocou o Brasil na lista de países que poderiam questionar suas relações diplomáticas com os Estados Unidos se ele chegar à presidência. O candidato republicano disse neste fim de semana que promete recuperar os postos de trabalho “roubados” por China, Japão, Índia e Brasil.
“Olhem a quantidade de desperdício, fraudes e abusos que temos, é incrível”, disse o magnata durante uma entrevista à rede de televisão CBS. Segundo Trump, ele conseguirá fazer coisas “incríveis” quando começar a “reforçar” o país com uma “economia dinâmica”.
Embora o candidato à sucessão de Barack Obama na Casa Branca já tivesse feito referência à intenção de devolver aos Estados Unidos os empregos que as grandes empresas levaram para o exterior, esta é a segunda vez que o magnata se refere ao Brasil. Em outubro, Trump já tinha colocado o Brasil na lista de países que se “aproveitam” dos EUA, ao lado do México e da China. O republicano fez da imigração ilegal — com referências xenófobas aos imigrantes — e dos empregos terceirizados dois dos pilares de sua campanha.
Fonte: El País