segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

2017 já começou com reajustes; o que vem por aí

Para que o reajuste do salário mínimo a ser pago neste fim de mês não desperte nenhuma empolgação, 2016 se foi avisando das altas nos preços de produtos e serviços básicos já no primeiro mês do ano. Resta ao cidadão organizar as contas e ficar atento aos gastos supérfluos e às obrigações, pois a carestia deve dificultar a quitação dos compromissos, aqueles que permanecem e os que estão por vir.

Janeiro chegou com alta no diesel da ordem de 6,1% nas refinarias, que está chegando às bombas dos postos cearenses aos poucos. Segundo a Petrobras, se o reajuste for integralmente repassado ao consumidor final, o combustível pode subir 3,8% ou cerca de R$ 0,12 por litro, em média. A majoração deve também refletir no frete de produtos, já que a maior parte é transportada por via rodoviária em veículos movidos a diesel.

Os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) - formada por 14 municípios - devem também ter impacto com a elevação prevista para as passagens de ônibus intermunicipais. A data para a definição do percentual de reajuste deve acontecer até o fim da primeira quinzena de janeiro, segundo confirmou a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce). A Arce disse que já homologou o processo de alteração nas tarifas e encaminhou o documento ao órgão responsável: o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Fonte: Diário do Nordeste