Os Municípios de todo o país podem utilizar, de forma gratuita, as equipes de teleconsultores do Telessaúde/ UFRGS. O serviço, uma parceria entre Universidade, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) tem a intenção de oferecer celeridade na resolução de problemas de saúde de pacientes baseados nas melhores evidências científicas. O serviço oferece esclarecimentos de dúvidas em tempo real, sem a necessidade de agendamento prévio e sem custos para quem faz a ligação.
O Telessaúde é destinado aos profissionais da área de Saúde como médicos e enfermeiros da Atenção Básica de todo o Brasil. Também pode ser utilizado por todos os profissionais do programa Melhor Casa. Para os médicos, o atendimento do Telessaúde esclarece dúvidas sobre diagnóstico e manejo clínico dos pacientes. As respostas são baseadas nas melhores evidências científicas e possibilitam qualificar o trabalho do profissional, bem como aumentar a capacidade resolutiva da Atenção Primária.
Já os enfermeiros podem consultar informações relacionadas à assistência, condutas clínicas e avaliação e tratamento de feridas. O Telessaúde orienta também em questões gerenciais, problemas no processo de trabalho da sua equipe e oferece informações sobre sistemas ligados à prática de enfermagem. Com isso, a ideia é oferecer atendimento mais qualificado e ágil nas Unidades de Saúde.
Fonte: CNM