Quando o empreendedorismo transforma a vida da mulher
O empreendedorismo feminino tem ganhado protagonismo a cada ano. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, realizada pela parceria entre Sebrae e IBQP, a taxa de mulheres entre os novos empreendedores - aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos - é de 15,4%, já a masculina é de 12,6%.
Elas estão no comércio, no setor de serviços, na indústria e até mesmo dentro de suas casas. Seja qual for a motivação para empreender, elas têm incentivado direta ou indiretamente a outras mulheres a apostar no seu negócio. Indubitavelmente um ciclo virtuoso que merece destaque.
Em Brejo Santo eu poderia entrevistar dezenas delas, mas busquei duas mulheres bem diferentes que são sucesso em suas áreas de atuação: A cake design, Rose Roberto e a empresária Jussara Novaes. Ambas gerenciam seus negócios com mãos de ferro movimentando a economia da cidade, pois geram empregos e renda.
Quando o assunto é: Bolo personalizado, um dos nomes mais lembrados é o dela: Rose Roberto. Mas para saber como tudo começou, voltamos uns cinco anos nessa história. Nossa personagem que era até então totalmente dependente do marido se separa e inicia um curso básico de confeitaria. Começa treinando em casa, nos aniversários de amigos e ainda tendo que trabalhar em outros ramos para sustentar a casa. Somente depois de um bolo de casamento muito especial as portas se abriram e hoje ela pode dizer que vive realmente da sua arte. E que delicia de arte!
Dona de um sorriso inconfundível, a empreendedora conta que sua trajetória se divide entre o antes e o depois do tal bolo. "Aquele bolo foi a primeira grande encomenda e o primeiro desafio. Foram noites insones e o medo de não ser capaz bateu com força. Mas quando ficou pronto até eu me surpreendi. Meu filho disse: Mãe depois desse prepare-se para trabalhar muito”. Relembra.
E a profecia do filho tornou-se uma realidade. Há cinco anos a marca Rose Cake Design vem ganhando força a cada encomenda. Até a casa teve que passar por uma reforma para melhor trabalhar e atender a clientela. Atualmente a cake desing têm dois assistentes para preparação das massas, no entanto a parte de decoração ainda é toda por conta dela.
Sobre o bolo mais famoso Rose não titubeia: "O que fiz para o aniversário de Solange Almeida, do Aviões do Forró, um orgulho pra mim". Mas a lista de bolos incríveis só cresce, assim como os sonhos dessa confeiteira animada que agora também ministra aulas repassando o seu saber para quem deseja ganhar a vida como ela. Já foram duas turmas e a terceira acontecerá na cidade de Salgueiro, em pernambuco.
Já a empresária Jussara Novaes, proprietária de duas lojas de bijuterias e cosméticos tem uma história bem diferente, porém não menos interessante nesse trilhar do empreendedorismo. Sendo filha de uma mãe empreendedora e que sempre instigou-a para caminhar por esse universo, Jussara não titubeou quando chegou a hora de escolher entre o mundo corporativo ou o sonho de empreender e crescer. Formada em Administração de empresas e pós graduada em Marketing, fez carreira em um banco, logo chegando a gerencia. Mas o sonho latente de ter o seu próprio negócio a fez abrir sua primeira loja em 2010, ainda exercendo o cargo de bancária.
“Fui extremamente criticada quando em 2013 decidi abrir mão do meu cargo para tomar a frente do meu negócio. As pessoas diziam que eu era louca em trocar o banco pelo balcão de uma loja”. Relembra a empresária que hoje já possui duas lojas.
Jussara mostrou que quando se tem um sonho, coragem e apoio incondicional do esposo, também empreendedor, as possibilidades de se alçar vôos cada vez mais altos são ampliadas. Dona de um discurso seguro e otimista, confessa seu próximo plano de voo: “Pretendo ter um centro técnico dentro da Lisbella para oferecer cursos na área da beleza e estética. Estamos trabalhando para transformar a matriz em uma loja referência de cosméticos e a segunda loja ficar somente com os acessórios. O outro plano é ter mais um filho”. Idealiza.
Duas mulheres, dois destinos diferentes e um sonho em comum: Trabalhar com o que se ama. Ambas são exemplos de que quando se tem foco, planejamento e força de vontade pode-se ter e ser o que quiser.
Micheline Matos
