O grupo Air France–KLM realizará nesta quarta-feira, na sede do consulado francês, em São Paulo, evento de celebração da escolha de Fortaleza como sede do hub (centro de conexões de voos) do grupo no Nordeste. O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), participarão do evento.
Este é o primeiro encontro oficial das autoridades cearenses com o diretor geral para América do Sul da Air France-KLM, Jean-Marc Pouchol, e o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, desde o anúncio do investimento no último dia 25.
Um grupo de trabalho, envolvendo as empresas, o Estado, a Prefeitura de Fortaleza, a Fraport, e todos os órgãos que têm relação direta ou indireta com a operação do aeroporto, está sendo estruturado para agilizar as demandas para implantação do projeto.
“Em outubro, na data de lançamento das vendas das passagens aéreas do trecho Brasil e Europa vamos fazer grande lançamento no Ceará com a presença de todos para apresentar para população o que representa este investimento”, diz Camilo.
O Estado também encomendou um estudo para avaliar os impactos que o hub aéreo terá na economia. Este trabalho será coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em parceria com outras empresas de consultorias, inclusive, internacionais.
“A partir do plano de negócio das empresas, precisamos saber o que o Estado tem para adicionalmente ser parceiro da empresa, para depois simular o impacto econômico destas diversas ações. Acredito que em seis meses (teremos) um documento mais robusto sobre isso”, afirmou o presidente do Ipece, Flávio Ataliba.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, informou que o Estado também está trabalhando para estreitar o contato entre o setor produtivo, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a direção de logística de cargas do grupo para definir estratégias para viabilizar as operações de transporte de carga aérea para Europa.
Fonte: Blog do Eliomar