sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

COLUNA DA MICHELINE MATOS - Novas práticas de saúde em Brejo Santo

 Novas práticas de saúde em Brejo Santo



Desde meados do ano passado a cidade de Brejo Santo tem recebido alguns presentes. Mas não falo de prêmios oficiais, nem novas obras. Falo de espaços alternativos de práticas de saúde fisica, mental e espiritual. 

O yoga é a grande novidade por essas bandas. O espaço Namastê de yoga e massoterapia trouxe o hatha Yoga primeiramente a um grupo seleto de amigos, mas desde o fim de 2017 abriu as primeiras turmas para o público em geral e hoje já conta com cinco turmas, inclusive acabou de abrir uma para terceira idade.

Segundo Milene Madeiro, instrutora e proprietária do espaço, o hatha yoga , modalidade ofertada pelo Namastê, tem como objetivo promover o bem estar físico para que a partir disso a pessoa consiga serenar a mente. 

“A flexibilidade é beneficiada, assim como todo o sistema endócrino e tudo isso junto vai promovendo um bem estar geral. O yoga ajuda no processo de auto conhecimento”. Explica Milene ressaltando que o espaço também foi pensado para abraçar outras práticas e terapias. 

Em parceria com a psicóloga Luana Girão, realizaram ali, ano passado, a primeira vivência de Constelação familiar, com uma terapeuta de Fortaleza. A constelação é uma terapia que analisa as relações familiares e como isso influencia nas vidas das pessoas para buscar soluções rápidas.  


 


Luana Girão é pisicóloga clinica e terapeuta Reikiana.Ela está envolvida nesse movimento de trazer práticas integrativas para o público brejosantense.

” O SUS já reconhece muitas dessas práticas, tais como o Reiki, as plantas medicinais, o Yoga e outras tantas. E em todo mundo aumenta a busca de todas as pessoas por um cuidado à saúde mais profundo e eficaz. Fico feliz por ajudar a plantar essa semente de luz e cura aqui em Brejo Santo”. Explica a psicóloga.

Esse ano Luana já trouxe a capacitação em Reiki( técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento. É transmitido através da “imposição de mãos”) para o residentes da área de saúde que aplicarão a técnica nos pacientes do SUS e hoje, dia 26 de janeiro cedeu seu consultório a uma outra profissional, a teraputa Claudia Baquit que trabalha entre outras coisas com a terapia Barra de Accsess.

Segundo o site nowmaste.com.br, “essa terapia faz parte de um processo quântico, inédito no Brasil, feito a partir de toques suaves em 32 pontos energéticos em torno da cabeça que armazenam toda corrente eletromagnética das sinapses neurais que criam os padrões comportamentais e reações programadas. Cada ponto possui registros de milhares de informações limitantes que, por sua vez, impedem o funcionamento normal e facilitado que qualquer processo na vida deveria ter. Quando um terapeuta ativa as barras, inicia-se a liberação destes registros, ajudando-nos a ver além dos padrões que usamos e dos problemas que passamos até então”.

A demanda por práticas integrativas é cada vez mais crescente na cidade e isso mostra que a população está aberta e em busca não só de ter uma saúde melhor, mas  também pelo auto conhecimento.

CONTATOS:
Espaço Namastê- Milene Madeiro 99633-5994
Luana Girão – 99953-0167