quinta-feira, 12 de julho de 2018

COLUNA DA JACQUELINE - Existem Anjos?

 Existem Anjos?
 
Há alguns dias venho com o coração um tanto aflito. Das muitas coisas que vem acontecendo com a humanidade , uma me deixou extremamente triste: o caso dos meninos presos na caverna da Tailândia.

Doze meninos e um professor desaparecidos na  caverna   Tham Luang Nang Non, no norte da Tailândia. O que era para ser um passeio, transformou-se em pesadelo.

Fortes chuvas isolaram a entrada principal da caverna e eles não conseguiram retornar.

Desde o dia 24 de Junho no domingo, as autoridades Tailandesas e a comunidade mundial se uniram em torno de um único objetivo: salvar aquelas treze pessoas.

Uma equipe de 30 militares americanos do Comando do Pacífico dos EUA, incluindo especialistas em socorros, três especialistas em mergulho britânicos se unem aos Tailandeses a busca desesperada do grupo. Quando tudo levava a crer que não havia sobreviventes, no dia 02 de julho, numa segunda feira, o grupo é encontrado vivo.
Agora como retirá-los da caverna submersa? Como provê-los de alimentos? E uma noticia  angustia a todos: os meninos não sabem nadar.

Diante esta realidade estarrecedora, fico a imaginar os meninos e o seu treinador naquele bolsão de ar que os salvou. Chego a ficar sem folego. Sou claustrofóbica e acluofóbica. Palavras estranhas, mas que apenas querem dizer que temos medo  em ficar em ambientes fechados e sem luz.

Creio que os meninos por um determinado tempo viram tudo aquilo como uma grande aventura, entretanto o treinador tinha toda consciência dos grandes riscos que corriam.

Meu coração doi só de  imaginar a aflição que se passa no coração de quem cuida.

Remeto-me aos pais e familiares. Mais uma vez meu coração se dilacera. Quanta angústia pela dolorosa sensação de nada puder fazer.

Na terça feira, dia 03 de julho, Um grupo de dez soldados liderados por um médico militar acompanha os 12 meninos e o treinador.
Uma noticia nos traz esperança. O porta-voz das equipes de resgate afirma que os meninos estão bem, apesar de terem ficado dez dias sem comer, e que os soldados permanecerão com eles até que sejam resgatados.

Diante da boa noticia que todos estão vivos, recebemos estarrecidos a noticia que  Saman Kunan, de 38 anos, que levou suprimentos para o grupo, ficou sem oxigênio quando retornava para a entrada da caverna e morreu. O ex-integrante do grupo de elite da Marinha era triatleta e tinha se voluntariado a participar da operação de resgate.

Com certeza Saman Kunan viveu o verdadeiro amor. Deu a própria vida para salvar  outras vidas.

Quantos anjos estiveram dispostos a doar sua vida por aquele grupo de pessoas! 

Por isso teimo em acreditar na humanidade!

Segunda feira, dia 09 de Julho são resgatados oito jovens. No dia 10 , terça-feira, os outros quatro  foram resgatados. A possibilidade do salvamento, humanamente falando era mínima! Dezessete dias de muita angústia, mas também de muitas orações e demonstração de fé.
Mas Deus é fiel!

Para mim que sou crente, estabeleço uma relação direta entre o acontecido e o poder de Deus.  

Se me perguntassem, responderia sem retrucar: um verdadeiro milagre!  Por amor, Deus abre uma exceção para aquilo que supera a nossa natureza e compreensão.
Por uma humanidade melhor!
 
Jacqueline Braga