quarta-feira, 18 de julho de 2018

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - Questões Inéditas Preparatório Enem Humanas e Linguagens e Códigos

Questões Inéditas Preparatório Enem Humanas e Linguagens e Códigos




Olá pessoal. Vamos nos preparar para o Enem 2018. As questões apresentadas são inéditas, seguem o modelo das questões do Enem e foram preparadas por mim. Um forte abraço. Bons estudos e sucesso garantido. Um grande abraço!! Professor Pixote Cruz.

SOCIOLOGIA –

Questão 01. A análise da figura permite concluir que
(A) a participação feminina na política é bem favorável em relação aos demais países pois no Brasil a mulher não tem interesse pela política.
(B) apesar de constituírem mais da metade da população brasileira, as mulheres ainda são sub-representadas no parlamento.
(C) as mulheres, em geral, ocupam cargos de posição superior ou de chefia tanto no Estado quanto na iniciativa privada.
(D) a situação representada decorre das diferenças econômicas entre homens e mulheres, observadas em nosso país.
(E) tanto na vida cotidiana como na política a participação feminina tem sida expressiva e significante.
GABARITO – B

COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE
A figura mostra o quão as mulheres brasileiras ocupam cargos no legislativo Federal.  Elas representam 52% da população . Em 2014 Apenas 51 mulheres foram eleitas  do total de  513 vagas., embora tenha ocorrido um  significado um aumento de 13,33% na bancada feminina na Câmara.

 Cinco mulheres foram eleitas senadoras em 2014, contra sete candidatas em 2010. È bom lembrar que as eleições de 2014  só trocou um terço do Senado. Neste caso, foram escolhidas cinco senadoras entre as 27 vagas disponíveis. Elas dividem espaço com outras seis que cumprem mandato até 2019, ou seja ou 13,6% da Casa, bem inferior ao expresso na figura.  Além disso, é preciso saber que a EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º 134, DE 2015, estabelece que: O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passa a vigorar acrescido do seguinte art. 101:

“Art. 101. É assegurado a cada gênero, masculino e feminino, percentual mínimo de representação nas cadeiras da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal e das Câmaras Municipais, nas 3 (três) legislaturas subsequentes à promulgação desta Emenda Constitucional, nos termos da lei, vedado patamar inferior a: I – 10% (dez por cento) das cadeiras na primeira legislatura; II – 12% (doze por cento) das cadeiras na segunda legislatura; e III – 16% (dezesseis por cento) das cadeiras na terceira legislatura. ( os artigos da lei foram obtidos no site da Câmara  Federal,)
 No entanto, apesar da obrigatoriedade, nas eleições de 2016, em todo país, houve 14.417 candidaturas fictícias de mulheres pois as mesmas  terminaram a eleição sem nenhum voto. O que demostra que a Lei é cumprida só no papel através da norma obrigatória pelas siglas partidárias, aponta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não como inserção da mulher na política.
LITERATURA  E ARTES
Questão 02 -Dois Barcos -Los Hermanos
 Quem bater primeiro à dobra do mar
Dá, de lá, bandeira qualquer
Aponta pra fé e rema
É, pode ser que a maré não vire
Pode ser do vento vir contra o cais
E se já não sinto os teus sinais
Pode ser da vida acostumar
Será, morena?
Sobre estar só, eu sei
Nos mares por onde andei
Devagar, dedicou-se mais
O acaso a se esconder
E agora, o amanhã, cadê?
Doce o mar, perdeu no meu cantar
https://www.letras.mus.br/los-hermanos/230954/
A canção da banda Los Hermanos  está repleta de sugestões sensoriais expressa de maneira subjetiva para descrever a separação de um casal, além de utilizar de recursos de linguagem para expressar essas evocações sensoriais.  Ela se identifica com a seguinte escola literária expressa na composição poética análoga á composição musical identificada em  
( A )  Simbolismo –   Violões que choram , de Cruz e Sousa
Ah! Plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.    (...)
( B )  Parnasianismo –  A um poeta  de Olavo Bilac
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!
( C )  Modernismo –  Motivo , de Cecilia Meireles
Irmão das coisas fugidias,
Não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias no vento.
( D ) Romantismo – Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo
Esta noite eu ousei mais atrevido
Nas telhas que estalavam nos meus passos
Ir espiar seu venturoso sono,
Vê-la mais bela de Morfeu nos braços!
(E) Classicismo - Eu cantarei de amor tão docemente, de  Luis Vaz de Camões
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns têrmos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
GABARITO – A
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE.
A canção tem como tema um ambiente marítimo que sugere que o eu lírico se dirige para o distanciamento do seu antigo relacionamento (Quem bater primeiro à dobra do mar Dá, de lá, bandeira qualquer) , coisa que o mesmo não deseja  (É, pode ser que a maré não vire/ Pode ser do vento vir contra o cais/ E se já não sinto teus sinais/ Pode ser da vida acostumar”), a repetição do termo “ pode ser “ é  sugestivo típico do Simbolismo.  Dai a ideia de dois barcos que seguem o mesmo  caminho (a busca por outra pessoa) só que em condições diferentes (a dele por sentir a perda da pessoa amada evocando a possibilidade ou não da reconciliação) “E agora, o amanhã, cadê? Doce o mar, perdeu no meu cantar “ Identifica que  a doçura da vida (o mar) perdeu-se nas experiências, amorosas que hoje ele canta.
CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO PRESENTE NA MÚSICA:
O “eu” como objeto – diferentemente dos românticos os simbolistas falam do seu interior como coisas mais profundas e também do inconsciente humano.
Sugerir, mas não descrever – presença de ideias que caracterizam a vida como inexplicável, misteriosa, e a realidade interior é imprecisa, vaga
A musicalidade acima de tudo – o uso de aliterações, assonâncias, sinestesias rimas e outros recursos sonoros.
Questão 03 - Em relação as pinturas abaixo, aquela que se aproxima da corrente literária identificada na questão anterior  da pintura e seus elementos estéticos é
(A) PigmalIão e Galatéia, Jean-Leon Gerome
(B) Mulher Diante do Mar, Aldemir Martins

 (C)O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli (1445-1510).
 
 (D) Viajante Sobre o Mar de Névoa, de Caspar David Friedrich



GABARITO – E
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE. -A pintura de Paul Gauguin, apresenta várias características do simbolismo pois o mesmo dividiu a tela em três partes, da direita para à esquerda :  a criança , que representa o inicio da vida, o adulto (no centro), e a idosa e a ave (canto inferior á esquerda) para questionar o sentido da vida pois a simbologia e a sugestão da condição humana diante da inevitável morte como o próprio nome da pintura sugere.
Letra A – Pintura com características do Parnasianismo.
Letra B – Pintura com características do Modernismo.
Letra C – Pintura com características do Classicismo.
Letra D – Pintura com características do Romantismo.


HISTÓRIA
QUESTÃO 04. O jogador de futebol, Manuel dos Santos, popularmente conhecido como Garrincha, é considerado como um dos maiores craques do futebol brasileiro. Entre 1953 a 1965, atuou no Botafogo de Rio de Janeiro onde encantou com seus dribles sensacionais, suas gingas e brincadeiras fazendo a alegria do povo. Na foto ao lado, Garrincha, aparece enganchado na rede, repetindo um ato dos seus antepassados. Ele é descendente de um dos muitos povos indígenas do Brasil, os Fulniô e seu ato foi registrado na goleada de 7 a 3 contra o América (RJ), após marcar um dos gols do seu time. ( adaptado de : Campos, Flávio de. História nos dia de hoje. 9  ano/ Flávio de Campos, Regina Claro  MíriamDolhnikoff 1 edição S. Paulo: Leya 2012
(C1H4) (TOMARA 2018) O ato do Jogador Garrincha expresso na fotografia que se relaciona com o texto demonstra
(A) a negação da sua cultura num gesto de deitar-se na rede de futebol ser mais importante do que deitar-se na rede praticado até hoje pelos povos indígenas.
(B) a afirmação da cultura e da memória brasileira e da necessidade de sua preservação.
(C) que na realidade só vivenciamos o tempo presente, sendo, por isso, o único aceitável.
(D) que a cultura se modifica ao longo do tempo visto que não há permanências históricas, só rupturas.
(E) uma ridicularização ao seu antepassado visto que o mesmo não se identificava com a cultura indígena.
GABARITO – B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ- um dos elementos identitários de um povo diz respeito a sua cultura e a memória coletiva transmitida de gerações em gerações.
Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.
Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar pagará um terço de uma mina de prata.
Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi.   CÓDIGO DE HAMURÁBI. In: VICENTINO; DORIGO. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001. p. 47.
QUESTÃO 05. (C1H4) (TOMARA  2018)  O célebre Código de Hamurábi apresenta a ideia que
(A) a posição social da vítima e do agressor era determinante para aplicação da pena pelo delito cometido.
(B) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse a sociedade.
(C) os preconceitos do homem são inatos e responsáveis pelos infortúnios sociais e pelas máscaras de que este se reveste.
(D) cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção.
(E) a defesa de uma nova religiosidade entre os homens que, somada à racionalidade, poderia resultar num mundo progressista e mais justo.
GABARITO – A
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ – Como se pode perceber o código comtemplava a divisão social local visto que um mesmo crime, dependendo da categoria social à qual pertencia a vítima ou o réu, podia ser punido de forma diferente.

QUESTÃO 06 - (C1H4) (TOMARA 2018) A democracia teve diversos conceitos ao longo do tempo. Porém foi específico em determinadas épocas dada a sua singularidade.  A charge ironiza
(A) a sociedade romana marcada pela dualidade social entre escravos e aristocratas
(B) a divisão da sociedade trinitária entre oratores, belatores e laboratores à época do Feudalismo.
(C) a democracia ateniense que resultava na exclusão da maioria das  pessoas da vida  política da cidade.
(D) a formação da sociedade egípcia em que o poder se concentrava nas mãos dos comerciantes marítimos.
(E) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão ao instituir o voto Sufrágio Masculino na França revolucionária
GABARITO – C
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
A democracia ateniense ERA DIRETA , ou seja, o cidadão tinha o direito de manifestar publicamente suas propostas políticas . No entanto ela ERA EXCLUDENTE pois tinha cidadania somente os homens livres maiores de 18 anos e filhos de pai e mãe atenienses
FILOSOFIA
Não basta abrir a janela / Para ver os campos e o rio.
Não é bastante não ser cego / Para ver as árvores e as flores.  É preciso também não ter filosofia nenhuma.
 https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=225050
QUESTÃO 07. (C1H4) (TOMARA 2018) o Eu lírico expressa a seguinte ideia sobre a Filosofia:
(A) atitude e pensamento reflexivo.
(B) abstrações e distanciamento da realidade.
(C) ligação com assuntos essencialmente humanos.
(D) aproximação com o mundo e da realidade vivida.
(E) problematização da organização social, políca e econômica.
GABARITO – B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ. De acordo com o poema o eu lírico apresenta uma opinião sobre a Filosofia bastante comum: de que ela está deslocada da realidade e que filosofar é pensar de qualquer maneira. Lembre-se: você está interpretando o poema e não emitindo uma ideia sobre a Filosofia.
Água -  Guilherme Arantes/ Água que nasce na fonte serena do mundo/ E que abre um profundo grotão/Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão/Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão/ Águas que banham aldeias e matam a sede da população/ sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra/ Terra, planeta água.
https://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/planeta-agua.html
QUESTÃO 08. (C1H1), A letra acima aborda questões acerca da importância da água em nossas vidas. Tales de Mileto (c. 620-546 a C.), filósofo pré–socrático coaduna com o cantor Guilherme Arantes pois ele tinha como ideia básica que
(A) devido sua própria natureza e formação, a água deveria ser um “deus inteligente” e absoluto.
(B) a água possui além de aspectos físicos e cosmos, orientações para a compreensão da vida em sociedade
(C) o devir humano é orientado por forças sobrenaturais e abstratas cuja essência reside na agua e nos seus elementos.
(D) por estar ligada à vida em todos os seus sentidos, a água deveria seria o princípio de todas as coisas.
(E) a água é um elemento múltiplo, mas que está em composto de fluxo de movimentos em oposição externa ao mundo.
GABARITO – D
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ. Tales de Mileto é um dos principais filósofos Pré-socráticos que se destacam na defesa do princípio substancial (a arché) monista (uma realidade fundamental ou um principio único existente em todos os seres). Para ele o principio vital era água, pois ela estaria presente em tudo que existe, permanecendo a mesma apesar de assumir diferentes estados (líquido, gasoso e sólido).
TEXTO PARA AS QUESTÕES 9 E 10
Parmênides de Eleia foi um dos principais filósofos gregos pré-socráticos da Antiguidade. Seus estudos estiveram baseados nos temas sobre a ontologia do ser, da razão e da lógica. (...)Heráclito de Éfeso foi também um filósofo pré-socrático considerado o “Pai da Dialética”. Segundo ele, o mundo está em constante transformação num estágio que chamou de “devir”. Em suas palavras: “Nada é permanente, exceto a mudança”.
Por outro lado, Parmênides refuta as ideias de Heráclito acrescentado que nada muda, tudo é uno. Ou seja, a mudança (o devir, o vir a ser) é uma ilusão dos sentidos que está pautada no doxa (opinião). https://www.todamateria.com.br/parmenides/
QUESTÃO 09. (C1H1), Com base no excerto acima, indique a letra da canção que se aproxima do pensamento de Parmênides
 A) Televisão-Titãs- A televisão me deixou burro, muito burro demais/Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais/O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida/E agora toda noite quando deito é boa noite, querida. https://www.letras.mus.br/titas/49002/
(B) Filosofia -Maria Gadú - O mundo me condena/E ninguém tem pena/Falando sempre mal do meu nome/Deixando de saber/Se eu vou morrer de sede/Ou se vou morrer de fome. https://www.vagalume.com.br/maria-gadu/filosofia.html
(C) Admirável Chip Novo – Pitty. Pane no sistema, alguém me desconfigurou/Aonde estão meus olhos de robô?/Eu não sabia, eu não tinha percebido/Eu sempre achei que era vivo
https://www.letras.mus.br/pitty/admiravel-chip-novo/
(D) Pacato Cidadão – Skank- Ô pacato cidadão, te chamei a atenção/Não foi à toa, não/C\'est fini la utopia, mas a guerra todo dia/Dia a dia não          http://www.kboing.com.br/skank/1-90892/
(E) Cotidiano -Chico Buarque /Todo dia ela faz tudo sempre igual/Me sacode às seis horas da manhã/Me sorri um sorriso pontual/E me beija com a boca de hortelã https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/cotidiano.html
GABARITO – E
QUESTÃO 10. (C1H1)  Com base no excerto acima, indique a letra da canção que se aproxima do pensamento de Heráclito
(A) Como uma onda – Lulu Santos.- Nada do que foi será/De novo do jeito que já foi um dia/Tudo passa Tudo sempre passará/A vida vem em ondas/Como um mar. Num indo e vindo infinito/Tudo que se vê não é/Igual ao que a gente/Viu há um segundo/Tudo muda o tempo todo. https://www.letras.mus.br/lulu-santos/47132/
(B) Epitáfio –Titãs. Devia ter amado/Ter chorado mais/Ter visto o sol nascer/Devia ter arriscado mais/E até errado mais/Ter feito o que eu queria fazer.. . https://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html
(C) Romaria- Renato Teixeira É de sonho e de pó/O destino de um só/Feito eu perdido/Em pensamentos/Sob o meu cavalo/ É de laço e de nó/ De jibeira o jiló. https://www.letras.mus.br/renato-teixeira/271363/
(D) Admirável gado novo- Zé Ramalho -  Vocês que fazem parte dessa assa/que passa nos projetos do futuro/é duro tanto ter que caminhar/e dar muito mais do que receber/e ter que demonstrar sua coragem/à margem do que possa parecer. https://www.ouvirmusica.com.br/ze-ramalho/49361/
(E) Amor Pra Recomeçar - Frejat . Desejo que você tenha a quem amar/E quando estiver bem cansado/Ainda, exista amor pra recomeçar/Pra recomeçar.   https://www.vagalume.com.br/frejat/amor-pra-recomecar.html
GABARITO – A
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ –
Parmênides e Heráclito são importantes devido às suas enormes influências que exerceram no pensamento de Platão e Aristóteles.  Para Heráclito, tudo flui, o ser é múltiplo e todas as coisas admitem oposições internas. Segundo ele é possível admitir que o “ser é ” e  ‘”não é”. Podemos dar como exemplo que o frio  pode torna-se quente, ou seja, nada permanece o mesmor  Parmênides, ao contrário de Heráclito, entende o ser como imóvel, uno, homogêneo, imutável e infinito. “ser é ” e  ‘”o não ser não  é”.  Ele não nega a existência do movimento das coisas e sua multiplicidade mais afirma apenas que elas estão presentes no mundo sensível (sentidos, aparências )e por isso são enganosas, ilusórias, pois se baseiam na opinião. Somente o mundo inteligível (razão, essências) obtido pela via do pensamento e verdadeiro.