SOCIEDADE,
TEORIA POLÍTICA E ARTES NO ENEM
Hoje vamos analisar quatro
questões inéditas elaboradas por mim, seguindo o modelo ENEM. Leia atentamente,
analise o comando da questão e, logo
após o comentário, confira o gabarito.
QUESTÃO
01. Observe a fotografia e o texto
Coexist", ou
"Coexistir" (tradução livre para o português) é uma logo criada pelo
artista polonês Piotr Mllodozeniec. .Um dos maiores propagadores da mensagem do
COEXIST é o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox. Em todos os seus
shows e entrevistas ele sempre fala sobre a importância da convivência pacífica
entre as raças e crenças, para que todos possam coexistir pacificamente. A
banda têm, inclusive, uma música com esse nome.
QUESTÃO
01. A mensagem propagada pela banda irlandesa refere-se a um dos
princípios do Iluminismo conhecido como
(A) defesa da razão.
(B) tolerância religiosa.
(C) liberdade de expressão.
(D) crítica ao mercantilismo.
(E) oposição ao absolutismo.
Competência
ENEM: 5 –
Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os
fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do
indivíduo na sociedade.
Habilidade 23: Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
Habilidade 23: Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
Habilidade
24:
- Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades
COMENTÁRIO
DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
Também conhecido como ilustração,
o iluminismo constitui-se em um conjunto de ideias originado no século XVII e
que floresceu no século XVIII sendo, pois um desdobramento da Revolução
Científica do século XVII e que fez uso do racionalismo como forma de explicar
a realidade.
O iluminismo está inserido
nas transformações da sociedade capitalista geradas pelas teorias elaboradas
por pensadores que estabeleceram a primazia do saber científico sobre os dogmas
religiosos em relação aos fenômenos da natureza.
Os filósofos iluministas buscavam
direcionar o mundo para uma nova ordem, baseada na igualdade jurídica, na
liberdade individual, no direito à vida combatendo a tirania política do
absolutismo, os dogmas religiosos presentes na sociedade e o uso da razão como
suprema na busca da liberdade e felicidade para os homens.
Nas respostas da questão
encontram-se todas as características do Iluminismo, cabendo ao candidato
apenas indicar qual a que se expressa na fotografia e no texto.
GABARITO – LETRA
B
QUESTÃO
02. Observe a pintura e o texto a seguir
Quadro de PieterBruegel (1562)
intitulado “O triunfo da morte”, inspirada na Peste do século XIV. Museu do
Prado Disponível em: http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/epidemias.htm.
Acesso 28 ago. 2018.
“As secas, a diminuição da produção agrícola e
a fome agravaram ainda mais a situação. Nos campos vazios, os sobreviventes
exigiram melhores condições de trabalho e uma parcela maior da produção. (...)
Ao mesmo tempo, nas cidades, os reis tentavam impor aos artesãos os antigos
salários, anteriores à epidemia. Mas era impossível voltar no tempo. (...) Na
França, o campesinato sublevou-se, num movimento que ficou conhecido como
jacqueries (...) Tais mobilizações ameaçaram a própria sobrevivência da nobreza
e do clero.” Disponível
em: http://lorewalkers.blogspot.com.br/2013/05/blog-post_7852.html. Acesso 14
ago. 2013.
QUESTÃO
O2. O quadro acima e o trecho caracterizam o contexto histórico que
marcou
(A) a crise do Império Romano do
Ocidente e a formação do Feudalismo.
(B) as invasões dos povos
germânicos durante a Alta Idade Média.
(C) o movimento iluminista durante
a Era das Revoluções.
(D) a crise que marcou o século
XIV na Europa Ocidental.
(E) a crise do Absolutismo e as
Revoluções Burguesas.
Competência
ENEM 6 -
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em
diferentes contextos históricos e geográficos.
Habilidade
ENEM: 26 -
Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as
relações da vida humana com a paisagem.
Habilidade ENEM: H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
Habilidade ENEM: H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
COMENTÁRIO
DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
Na pintura, Pieter Bruegel
(1562) faz referência às incertezas do homem medieval e aos horrores da peste
em um período que culminou na desestabilização do feudalismo e a crise do
regime senhorial, no decorrer do século XIV. A trilogia dessa crise foi:
1. AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - (chuvas prolongadas e invernos rigorosos
com frio intenso) que provocaram a falta de alimentos, visto que os campos de
cereais ficaram inundados. Com isso a elevação de preços de produtos,
principalmente o trigo disparou gerando a “grande fome”.
2. A PESTE NEGRA – provocada pela inexistência de um mínimo de
condições sanitárias e contando com uma população europeia enfraquecida pela
falta de alimentos (devido a grande fome, citada no ponto 1) dizimou um terço
da população europeia. A explicação mais comum para a epidemia era a cólera
divina.
3. AS
GUERRAS – é considerado o terceiro fator visto que provocou o agravamento da
crise e transformações sociais com diversos levantes camponeses. Dentre essas
guerras, a mais conhecida é a Guerra dos Cem anos (1337-1453) entre a França e
a Inglaterra motivada por interesses políticos e econômicos.
GABARITO – LETRA D
QUESTÃO 03. Em setembro de 1814, representantes da maioria das nações europeias participaram da grande Conferência de Paz de Viena, que tinha por objetivo de reordenação política e territorial da Europa após as guerras napoleônicas. Observe a gravura que apresenta as principais lideranças europeias.
Congresso de Viena Fonte:
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 28 agosto.
2018.
O
Tratado de Viena, assinado em 1815 tinha por principal objetivo
(A) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.
(B) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções liberais, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
(C) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa ocidental, para garantir triunfo de uma onda contrarrevolucionária que restaurasse o Antigo Regime.
(A) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.
(B) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções liberais, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
(C) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa ocidental, para garantir triunfo de uma onda contrarrevolucionária que restaurasse o Antigo Regime.
(D) criar um sistema repressivo
capaz de conter o movimento socialista na Europa, através da exclusão da
influência da França e da Rússia, principais áreas de difusão dessas ideias.
(E) impedir a ascensão da classe
média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa
Ocidental após o período napoleônico.
Competência
ENEM: 2 –
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados histórico – -geográficos das relações de poder entre as nações.
Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados histórico – -geográficos das relações de poder entre as nações.
COMENTÁRIO
DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
A pintura de Jean Baptiste
elaborada para Klemens von Metternich príncipe austríaco, que teve grande
influência no Congresso de Viena, sintetiza bem o ideal que unia as grandes
potência europeias, visando o respeito à ordem aristocrática e uma estabilidade
política naquele continente que dependia de governos monárquicos fortes logo
após o término do Império Napoleônico com o objetivo de restaurar a ordem
absolutista anterior à Revolução Francesa e reorganizar o mapa político da
Europa de forma que nenhum país tivesse o poder sobre o continente tal como
fizera Napoleão através do equilíbrio entre elas que garantisse uma paz
duradoura.
GABARITO – LETRA B
QUESTÃO
04. Analise as pinturas as seguir.
Imagem
1: As 3 Graças: Manuscrito - séc XIV
Imagem
2: Detalhe com as Três Graças
Sandro
Botticelli – Primavera, c. 1482 – têmpera sobre madeira – 202 x 314 cm - Uffizi
Gallery, Florence
QUESTÃO
04. As representações acima fazem parte de dois períodos
artísticos identificados respectivamente como:
(A) Barroco e Romantismo.
(B) Surrealismo e Cubismo.
(C) Dadaísmo e Expressionismo.
(D) Impressionismo e Simbolismo.
(E) Medievalismo e Renascimento.
Competência
ENEM: 1 –
Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade
ENEM: 1 –
Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
COMENTÁRIO
DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
A pintura 1 apresenta
elementos da arte medieval. Isso pode ser notado pelas características
idênticas das três moças como uniforme, mão direita levantada, tipo de cabelo.
Já a outra (figura 2) dá ênfase ao corpo humano de forma atraente e graciosa,
típica da pintura renascentista, enquanto na pintura medieval apresenta-se de
forma rígida.
PARA IDENTIFICAR
OS DEMAIS ESTILOS, FIQUE ATENTO AS CARACTERÍSTICAS DESCRITAS ABAIXO.
1. IMPRESSIONISMO - A principal proposta do estilo era
quebrar com as técnicas convencionais do Realismo, focando-se na impressão da
luz, das cores e dos movimentos livres das pinceladas para criar efeitos óticos
que completassem as obras.
Algumas das
principais características que marcam o estilo impressionista nas artes
plásticas são:
Destaque para temas da natureza, especialmente
paisagens;
Valorização da luz natural;
Uso de cores decompostas e primárias;
Uso de sombras coloridas e luminosas;
Foco nos estudos dos efeitos óticos (ilusões);
Desenhos sem contornos nítidos, mas sim
formados por manchas;
Rompimento com o passado;
Valorização pela pintura feita ao ar livre e
não em estúdios fechados, por exemplo;
Preferência pela mistura de cores através da
ilusão de ótica e não pela técnica (mesclagens), ou seja, não há a mistura de
cores para criar novas tonalidades, mas apenas o uso de pigmentos primários
justapostos;
Aplicação da lei das cores complementares
https://www.significados.com.br/impressionismo/
EXEMPLO
DE PINTURA IMPRESSIONISTA: Nascer
do Sol, obra de Claude Monet (1872). https://www.significados.com.br/impressionismo/
2. SIMBOLISMO - Se o impressionismo fornece sensações visuais, o simbolismo
almeja apreender valores transcendentes – o Bem, o Belo, o Verdadeiro, o
Sagrado – que se encontram situados no polo oposto a razão analítica. A arte
visa a retomar a paixão, o sonho, a fantasia e o mistério, explorando um
universo situado além das aparências sensíveis.
EXEMPLO DE PINTURA SIMBOLISTA- Paul Gauguin, Duas taitianas com
flores de manga, 1899.
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/simbolismo/
3.PINTURA BARROCA - As características da pintura barroca são:
§ Composição assimétrica, em
diagonal – que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido,
substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista;
§ Acentuado contraste de
claro-escuro (expressão dos sentimentos) – era um recurso que visava a
intensificar a sensação de profundidade;
§ Realista, abrangendo todas
as camadas sociais;
§ Escolha de cenas no seu
momento de maior intensidade dramática;
EXEMPLO
DE PINTURA BARROCA - Crucificação de Pedro, 1600-01, Caravaggio, Capela Cersai,
Santa Maria del Popolo, Roma.
4. PINTURA
ROMÂNTICA
a
temática da pintura romântica temos englobados 4 principais temas:
O
retrato:
Expressa uma humanidade particularizada e uma individualidade com
caracterização própria.
A
paisagem: É
cúmplice do desenrolar do drama humano.
A
pintura fantástica: Representa temáticas ligadas ao exótico, ao onírico e àquilo que
se afasta da razão e da norma.
A
pintura histórica: Representa a exaltação do passado histórico numa dimensão
nacionalista e ética evocando acontecimentos e personagens exemplares. Ilustra
acontecimentos históricos ou lendários de um modo propositadamente grandioso e
nobre (por oposição aos exemplos da antiguidade greco-romana).
EXEMPLO
DE PINTURA ROMÂNTICA - Caspar David Friedrich: O peregrino sobre o mar de névoa, 1818.
Kunsthalle
5. A
PINTURA DADAÍSTA - A pintura dadaísta foi um dos grandes mistérios da história da
arte do século XX. Os pintores deste movimento, guiados por uma anarquia
instintiva e um forte niilismo, não hesitaram em anular as formas, técnicas e
temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento. Um
exemplo disso eram os quadros dos antimecanismos ou máquinas de nada, nos quais
o tema central era totalmente inédito para aqueles tempos.
EXEMPLO
DE PINTURA DADAÍSTA Wladimir Kush
6. A
PINTURA EXPRESSIONISTA - Características da pintura expressionista Deformação da imagem
visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e
pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/expressionismo-caracteristicas-e-autores.htm?cmpid=copiaecola
EXEMPLO
DE PINTURA EXPRESSSIONISTA- A O Grito (1893) de Edvard Munch https://www.todamateria.com.br/expressionismo/
7. CARACTERÍSTICAS
DO SURREALISMO
O
surrealismo foi um movimento de vanguarda artística que surgiu em Paris, no
início do século XX, para fazer frente ao racionalismo e ao materialismo da
sociedade oriental.
Entre
as características que mais se destacam estão:
I.
Livre expressão do pensamento
EXEMPLO
DE PINTURA SURREALISTA- Magritte
O mote principal do
surrealismo era a expressão livre do pensamento, regrada somente pelos impulsos
do subconsciente. Ele desprezava a lógica e era contra os padrões estabelecidos
pela ordem e pela moral da sociedade na época.
Suas obras não se
restringiram somente às artes plásticas e a literatura. Ele também influenciou
manifestações artísticas como o teatro e o cinema.
II.
Influência das teorias de Freud
A principal característica
do movimento surrealista é a influência significativa das teorias psicanalistas
de Sigmund Freud, que valorizam a importância do inconsciente para impulsionar
a criatividade do ser humano.
Para Freud, o homem deve
libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais da sociedade
e dar vazão aos sonhos e a tudo o que o inconsciente nos diz.
III.
Realidade superior
Outra característica
importante do surrealismo é a criação de uma realidade superior à realidade
imposta pela sociedade burguesa da época, como se esta realidade estivesse
acima do realismo.
O objetivo principal do
surrealismo era ultrapassar os limites da imaginação e da tradição lógica
imposta pela ideias artísticas que vigoravam desde o Renascimento.
IV.
Valorização do inconsciente e dos sonhos
EXEMPLO
DE PINTURA SURREALISTA - Persistência da memória, Salvador Dali
Outro ponto importante do
surrealismo foi a valorização da fantasia, da loucura e da reação automática
refletida em suas obras. Mutos artistas deixaram-se levar apenas pelo impulso,
registrando somente o que lhe viesse à mente.
V.
Utilização de elementos abstratos
As obras surrealistas
tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na
fantasia e na dimensão do imaginário.
Os artistas sempre buscavam a
perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando
recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.
8.CUBISMO
- CARACTERÍSTICAS
Geometrização das formas e
volumes;
Renúncia à perspectiva
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido
sobre superfícies planas;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco ao negro
passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
EXEMPLO
DE PINTURA CUBISTA
Les Demoiselles d'Avignon (1907)
de Pablo Picasso
GABARITO – LETRA E