quarta-feira, 29 de agosto de 2018

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - Sociedade, teoria política e artes no Enem

SOCIEDADE, TEORIA POLÍTICA E ARTES NO ENEM

 Hoje vamos analisar quatro questões inéditas elaboradas por mim, seguindo o modelo ENEM. Leia atentamente,  analise o comando da questão e, logo após o comentário, confira o gabarito.
QUESTÃO 01.   Observe a fotografia e o texto

Coexist", ou "Coexistir" (tradução livre para o português) é uma logo criada pelo artista polonês Piotr Mllodozeniec. .Um dos maiores propagadores da mensagem do COEXIST é o vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox.  Em todos os seus shows e entrevistas ele sempre fala sobre a importância da convivência pacífica entre as raças e crenças, para que todos possam coexistir pacificamente. A banda têm, inclusive, uma música com esse nome.
QUESTÃO 01.   A mensagem propagada pela banda irlandesa refere-se a um dos princípios do Iluminismo conhecido como
(A) defesa da razão. 
(B) tolerância religiosa.
(C)  liberdade de expressão.
(D) crítica ao mercantilismo.
(E) oposição ao absolutismo.
Competência ENEM: 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
Habilidade 23: Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
Habilidade 24:  - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades 
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
Também conhecido como ilustração, o iluminismo constitui-se em um conjunto de ideias originado no século XVII e que floresceu no século XVIII sendo, pois um desdobramento da Revolução Científica do século XVII e que fez uso do racionalismo como forma de explicar a realidade.
O iluminismo está inserido nas transformações da sociedade capitalista geradas pelas teorias elaboradas por pensadores que estabeleceram a primazia do saber científico sobre os dogmas religiosos em relação aos fenômenos da natureza.
Os filósofos iluministas buscavam direcionar o mundo para uma nova ordem, baseada na igualdade jurídica, na liberdade individual, no direito à vida combatendo a tirania política do absolutismo, os dogmas religiosos presentes na sociedade e o uso da razão como suprema na busca da liberdade e felicidade para os homens.
Nas respostas da questão encontram-se todas as características do Iluminismo, cabendo ao candidato apenas indicar qual a que se expressa na fotografia e no texto.

GABARITO – LETRA B

QUESTÃO 02. Observe a pintura e o texto a seguir

Quadro de PieterBruegel (1562) intitulado “O triunfo da morte”, inspirada na Peste do século XIV. Museu do Prado Disponível em: http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/epidemias.htm. Acesso 28 ago. 2018.


 “As secas, a diminuição da produção agrícola e a fome agravaram ainda mais a situação. Nos campos vazios, os sobreviventes exigiram melhores condições de trabalho e uma parcela maior da produção. (...) Ao mesmo tempo, nas cidades, os reis tentavam impor aos artesãos os antigos salários, anteriores à epidemia. Mas era impossível voltar no tempo. (...) Na França, o campesinato sublevou-se, num movimento que ficou conhecido como jacqueries (...) Tais mobilizações ameaçaram a própria sobrevivência da nobreza e do clero.” Disponível em: http://lorewalkers.blogspot.com.br/2013/05/blog-post_7852.html. Acesso 14 ago. 2013.
QUESTÃO O2.  O quadro acima e o trecho caracterizam o contexto histórico que marcou
(A) a crise do Império Romano do Ocidente e a formação do Feudalismo.
(B) as invasões dos povos germânicos durante a Alta Idade Média.
(C) o movimento iluminista durante a Era das Revoluções.
(D) a crise que marcou o século XIV na Europa Ocidental.
(E) a crise do Absolutismo e as Revoluções Burguesas.
Competência ENEM 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
Habilidade ENEM: 26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
Habilidade ENEM: H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos. 
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
Na pintura, Pieter Bruegel (1562) faz referência às incertezas do homem medieval e aos horrores da peste em um período que culminou na desestabilização do feudalismo e a crise do regime senhorial, no decorrer do século XIV. A trilogia dessa crise foi:
1. AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - (chuvas prolongadas e invernos rigorosos com frio intenso) que provocaram a falta de alimentos, visto que os campos de cereais ficaram inundados. Com isso a elevação de preços de produtos, principalmente o trigo disparou gerando a “grande fome”.
2. A PESTE NEGRA – provocada pela inexistência de um mínimo de condições sanitárias e contando com uma população europeia enfraquecida pela falta de alimentos (devido a grande fome, citada no ponto 1) dizimou um terço da população europeia. A explicação mais comum para a epidemia era a cólera divina.
3. AS GUERRAS – é considerado o terceiro fator visto que provocou o agravamento da crise e transformações sociais com diversos levantes camponeses. Dentre essas guerras, a mais conhecida é a Guerra dos Cem anos (1337-1453) entre a França e a Inglaterra motivada por interesses políticos e econômicos.
GABARITO – LETRA D

QUESTÃO 03Em setembro de 1814, representantes da maioria das nações europeias participaram da grande Conferência de Paz de Viena, que tinha por objetivo de reordenação política e territorial da Europa após as guerras napoleônicas. Observe a gravura que apresenta as principais lideranças europeias.

Congresso de Viena Fonte: Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 28 agosto. 2018. 
O Tratado de Viena, assinado em 1815 tinha por principal objetivo
(A) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa continental, assim como da Inglaterra, a fim de impedir a expansão da Rússia.
(B) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções  liberais, consolidando o princípio da legitimidade monárquica.
(C) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa ocidental, para garantir triunfo de uma onda contrarrevolucionária que restaurasse o Antigo Regime.
(D) criar um sistema repressivo capaz de conter o movimento socialista na Europa, através da exclusão da influência da França e da Rússia, principais áreas de difusão dessas ideias.
(E) impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental após o período napoleônico.
Competência ENEM: 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Habilidade ENEM: 7 – Identificar os significados histórico – -geográficos das relações de poder entre as nações.
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
A pintura de Jean Baptiste elaborada para Klemens von Metternich príncipe austríaco, que teve grande influência no Congresso de Viena, sintetiza bem o ideal que unia as grandes potência europeias, visando o respeito à ordem aristocrática e uma estabilidade política naquele continente que dependia de governos monárquicos fortes logo após o término do Império Napoleônico com o objetivo de restaurar a ordem absolutista anterior à Revolução Francesa e reorganizar o mapa político da Europa de forma que nenhum país tivesse o poder sobre o continente tal como fizera Napoleão através do equilíbrio entre elas que garantisse uma paz duradoura.
GABARITO – LETRA B



QUESTÃO 04. Analise as pinturas as seguir.
Imagem 1: As 3 Graças: Manuscrito - séc XIV
Imagem 2: Detalhe com as Três Graças

Sandro Botticelli – Primavera, c. 1482 – têmpera sobre madeira – 202 x 314 cm - Uffizi Gallery, Florence
QUESTÃO 04.  As representações acima  fazem parte de dois períodos artísticos  identificados  respectivamente como:
(A) Barroco e Romantismo.
(B) Surrealismo e Cubismo.
(C) Dadaísmo e Expressionismo.
(D) Impressionismo e Simbolismo.
(E) Medievalismo e Renascimento.
Competência ENEM: 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
A pintura 1 apresenta elementos da arte medieval. Isso pode ser notado pelas características idênticas das três moças como uniforme, mão direita levantada, tipo de cabelo. Já a outra (figura 2) dá ênfase ao corpo humano de forma atraente e graciosa, típica da pintura renascentista, enquanto na pintura medieval apresenta-se de forma rígida. 

PARA IDENTIFICAR OS DEMAIS ESTILOS, FIQUE ATENTO AS CARACTERÍSTICAS DESCRITAS ABAIXO.
1. IMPRESSIONISMO - A principal proposta do estilo era quebrar com as técnicas convencionais do Realismo, focando-se na impressão da luz, das cores e dos movimentos livres das pinceladas para criar efeitos óticos que completassem as obras. 
Algumas das principais características que marcam o estilo impressionista nas artes plásticas são:
Destaque para temas da natureza, especialmente paisagens;
Valorização da luz natural;
Uso de cores decompostas e primárias;
Uso de sombras coloridas e luminosas;
Foco nos estudos dos efeitos óticos (ilusões);
Desenhos sem contornos nítidos, mas sim formados por manchas;
Rompimento com o passado;
Valorização pela pintura feita ao ar livre e não em estúdios fechados, por exemplo;
Preferência pela mistura de cores através da ilusão de ótica e não pela técnica (mesclagens), ou seja, não há a mistura de cores para criar novas tonalidades, mas apenas o uso de pigmentos primários justapostos;
Aplicação da lei das cores complementares
https://www.significados.com.br/impressionismo/

EXEMPLO DE PINTURA IMPRESSIONISTA: Nascer do Sol, obra de Claude Monet (1872). https://www.significados.com.br/impressionismo/


2. SIMBOLISMO - Se o impressionismo fornece sensações visuais, o simbolismo almeja apreender valores transcendentes – o Bem, o Belo, o Verdadeiro, o Sagrado – que se encontram situados no polo oposto a razão analítica. A arte visa a retomar a paixão, o sonho, a fantasia e o mistério, explorando um universo situado além das aparências sensíveis.
EXEMPLO DE PINTURA SIMBOLISTA- Paul Gauguin, Duas taitianas com flores de manga, 1899.
https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-19/simbolismo/

3.PINTURA BARROCA - As características da pintura barroca são:
§  Composição assimétrica, em diagonal – que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista;
§  Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) – era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade;
§  Realista, abrangendo todas as camadas sociais;
§  Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática;


EXEMPLO DE PINTURA BARROCA - Crucificação de Pedro, 1600-01, Caravaggio, Capela Cersai, Santa Maria del Popolo, Roma.

4. PINTURA ROMÂNTICA
a temática da pintura romântica temos englobados 4 principais temas:
O retrato: Expressa uma humanidade particularizada e uma individualidade com caracterização própria.
A paisagem: É cúmplice do desenrolar do drama humano.
A pintura fantástica: Representa temáticas ligadas ao exótico, ao onírico e àquilo que se afasta da razão e da norma.
A pintura histórica: Representa a exaltação do passado histórico numa dimensão nacionalista e ética evocando acontecimentos e personagens exemplares. Ilustra acontecimentos históricos ou lendários de um modo propositadamente grandioso e nobre (por oposição aos exemplos da antiguidade greco-romana).



EXEMPLO DE PINTURA ROMÂNTICA - Caspar David Friedrich: O peregrino sobre o mar de névoa, 1818. Kunsthalle

5. A PINTURA DADAÍSTA - A pintura dadaísta foi um dos grandes mistérios da história da arte do século XX. Os pintores deste movimento, guiados por uma anarquia instintiva e um forte niilismo, não hesitaram em anular as formas, técnicas e temas da pintura, tal como tinham sido entendidos até aquele momento. Um exemplo disso eram os quadros dos antimecanismos ou máquinas de nada, nos quais o tema central era totalmente inédito para aqueles tempos.


EXEMPLO DE PINTURA DADAÍSTA Wladimir Kush

6. A PINTURA EXPRESSIONISTA - Características da pintura expressionista Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.   O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/expressionismo-caracteristicas-e-autores.htm?cmpid=copiaecola


EXEMPLO DE PINTURA EXPRESSSIONISTA- A O Grito (1893) de Edvard Munch https://www.todamateria.com.br/expressionismo/

7. CARACTERÍSTICAS DO SURREALISMO
         O surrealismo foi um movimento de vanguarda artística que surgiu em Paris, no início do século XX, para fazer frente ao racionalismo e ao materialismo da sociedade oriental.
Entre as características que mais se destacam estão:
I. Livre expressão do pensamento

EXEMPLO DE PINTURA SURREALISTA- Magritte 
O mote principal do surrealismo era a expressão livre do pensamento, regrada somente pelos impulsos do subconsciente. Ele desprezava a lógica e era contra os padrões estabelecidos pela ordem e pela moral da sociedade na época.
Suas obras não se restringiram somente às artes plásticas e a literatura. Ele também influenciou manifestações artísticas como o teatro e o cinema.
II. Influência das teorias de Freud
A principal característica do movimento surrealista é a influência significativa das teorias psicanalistas de Sigmund Freud, que valorizam a importância do inconsciente para impulsionar a criatividade do ser humano.
Para Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais da sociedade e dar vazão aos sonhos e a tudo o que o inconsciente nos diz.
III. Realidade superior
Outra característica importante do surrealismo é a criação de uma realidade superior à realidade imposta pela sociedade burguesa da época, como se esta realidade estivesse acima do realismo.
O objetivo principal do surrealismo era ultrapassar os limites da imaginação e da tradição lógica imposta pela ideias artísticas que vigoravam desde o Renascimento.
IV. Valorização do inconsciente e dos sonhos

EXEMPLO DE PINTURA SURREALISTA - Persistência da memória, Salvador Dali 
Outro ponto importante do surrealismo foi a valorização da fantasia, da loucura e da reação automática refletida em suas obras. Mutos artistas deixaram-se levar apenas pelo impulso, registrando somente o que lhe viesse à mente.
V. Utilização de elementos abstratos
As obras surrealistas tinham como característica elementos abstratos e formas que se baseavam na fantasia e na dimensão do imaginário.
Os artistas sempre buscavam a perfeição entre desenhos e cores, dentro do universo imaginário, utilizando recursos como ilusões ópticas e dissociação entre imagens e legendas.

8.CUBISMO - CARACTERÍSTICAS
Geometrização das formas e volumes;
Renúncia à perspectiva
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
EXEMPLO DE PINTURA CUBISTA

Les Demoiselles d'Avignon (1907) de Pablo Picasso
GABARITO – LETRA E