terça-feira, 20 de novembro de 2018

Crise - Prefeitos do norte de Minas vão fechar prefeituras a partir de dezembro

Os prefeitos do norte de Minas Gerais que participam da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene “AMAMS”, com sede em Montes Claros, aprovaram uma série de medidas por causa da crise financeira, influenciada pela dívida do Governo Estadual com os municípios. Uma das medidas é fechar as prefeituras a partir de 1º de dezembro até que o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público façam o Estado regularizar os repasses as prefeituras.

Veja o que mais eles aprovaram: pedido junto ao presidente Michel Temmer para que seja decretada a intervenção em Minas Gerais como forma de assegurar o pagamento ainda este ano dos recursos constitucionais aos municípios; antecipar o fim do ano letivo para 30 de novembro e ainda iniciar o ano letivo 2019 somente em 11 de março. Também foram cancelados convênios com IEF, IMA, Emater e TJMG.

“Os municípios estão praticamente falidos”, afirma o presidente da AMAMS, Marcelo Félix (PSB), que é prefeito de Januária. “Esperamos que, com a paralisação, o Tribunal de Justiça determine o fim do bloqueio dos recursos do Estado, a fim de amenizar as dificuldades financeiras das prefeituras”, completa Félix.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do AMAMS*