segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Agronegócio aposta em recuperação com a chegada da Transposição do Rio são Francisco.


Resultado de imagem para agronegociosA avaliação do setor do agronegócio em relação ao ano que está terminando é de que "o pior está passando". As perspectivas são positivas a partir do advento do novo governo. A chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco reforça a esperança de um ano melhor, além dos hubs aéreo e portuário, que devem dar vazão às exportações.

Para a floricultura existem boas perspectivas no tocante às exportações. Além disso, a Serra da Ibiapaba vai ampliar sua produção.

A produção leiteira está compensando a falta d'água com o uso de novas tecnologias e o melhoramento genético do rebanho. Com isso, nos últimos quatro anos, aumentou de 500 milhões para 700 milhões de litros de leite por ano.

No que diz respeito à apicultura, as exportações pararam um pouco, mas houve a melhora na produção de mel com o surgimento de outros mercados. Já o setor de ovinos e caprinos passou por uma reestruturação e tem outros projetos, como a construção de um grande abatedouro.

Outro segmento que se ressentiu por conta da questão hídrica foi o de criação da tilápia. A avaliação da cajucultura é que as dificuldades enfrentadas nos últimos anos devem ficar para trás.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados  do Diário do Nordeste*