segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Ceará - Criminosos explodem bomba em ponte e incendeiam transporte escolar

Neste domingo (13),  bandidos explodiram uma bomba em uma ponte em Fortaleza, metralharam a sede da Guarda Municipal e incendiaram um ônibus escolar no município de Saboeiro, interior do Ceará. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, 347 pessoas foram capturadas por envolvimento nos crimes. O Ministério da Justiça confirmou que enviará reforço da PRF para o estado.  
 
Desde o dia 2 de janeiro, ocorreram mais de 203 ataques criminosos em pelo menos 44 cidades. A série de atentados começou em Fortaleza, foi para a Região Metropolitana e também se espalhou pelo interior do estado. Áudios compartilhados entre membros de facções do Ceará revelaram que as ordens para as ações contra ônibus, prefeituras e prédios públicos partiram de presidiários. As mensagens chegaram até as autoridades após a apreensão de 407 aparelhos de celulares nas unidades prisionais do estado, no dia 6 de janeiro.
 
Em um dos áudios, um detento diz que a sequência de crimes é uma tentativa de fazer com que o secretário da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuqurque, desista de medidas que tornam mais rigorosa a fiscalização no sistema penitenciário. "Vocês vão tirar esse secretário aí dos presídios. Vocês vão ver, vai piorar é pra vocês", ameaça um criminoso.
 
Áudios também compartilhados em redes sociais revelam o secretário Mauro Albuquerque ordenando apreensões de celulares e televisores nas unidades prisionais. "Vamos intensificar as gerais dentro das unidades. É pra estar dando geral aí até a gente estar arrancando esses celulares tudinho dentro da cadeia, tá ok?", ordena Albuquerque aos agentes penitenciários.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE*