segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

COLUNA DO DAVID JR. - Psicologia, Filosofia e Atualidades

Psicologia, Filosofia e Atualidades



Reavaliando alguns projetos iniciados em 2018, e reconfigurando algumas propostas para este novo ano, me peguei pensando em um novo formarto para a nossa coluna aqui no Blog. Acredito que as "coisas" devem ser sim mudadas sempre que possível, ou necessário, e é por este "caminho" de várias vertentes e diálogos que iremos seguir em 2019.

A cada dia percebo que o mundo e as pessoas precisam de mais reflexão, sobre si e sobre os outros, sobre suas escolhas e suas consequências  nos meios em que vivem, sobre suas concepções, culturas e normas. O mundo e as pessoas precisam de mais "diálogo". Dialogar é trocar opiniões, é concordar e discordar, é contrapor ideias para que se chegue a um fim, comum ou não, mas que se tenha de ambos os lados uma função reflexiva, e essa será a nossa maneira de escrever por aqui a partir de hoje, usando três eixos norteadores que se interligam, e pelos quais, acredito eu, podemos ser capazes de transformar, evoluir e pensar, dialogar.

Psicologia, Filosofia e Atualidades nos ajudarão  nesse processo de diálogo, de troca, de percepção. A Psicologia como a ciência e profissão que estuda os fenômenos psicológicos, sociais, antropológicos, culturais e religiosos que compõem os sujeitos. A Filosofia como "a mãe de todas as ciências", norteadora das nossas reflexões a respeito do homem e suas relações com o mundo, e as Atualidades como ferramentas de trabalho para essa atividade dialógica.

A ideia é não nos determos a um tema específico, é instigarmos a reflexão sobre as diversas problemáticas do cotidiano, é tentarmos enxergar o mundo por ângulos diversos, e que por muitas vezes nos parecem imperceptíveis.

Portanto, convido você caro leitor, a dividir comigo este espaço de construção, reflexão e diálogos.

Uma ótima semana. Até a próxima.

David Junior
Psicólogo e Professor