sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Wagner David Rocha

Wagner David Rocha


Wagner David Rocha
Professor, escritor e poeta
Meu coração encheu-se de alegria ao convidar meu amigo Wagner David Rocha para falar ou descrever um pouco sobre sua história de vida. Wagner é um jovem que compõe o cenário da nossa história cotidiana, pessoa que admiro e desde criança acompanho sua trajetória de vida. Convivi por muitos anos com os que compõem sua família paterna e materna.
Wagner é uma pessoa amiga e verdadeira, muito determinado, otimista no que faz e dotado de dons, organizado, dedicado como amigo, filho, irmão, esposo e um pai exemplar. É uma honra poder falar sobre Wagner, escritor e protagonista na cidade em lançar livros no estado do Ceará pelo PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa). Motivo de orgulho para a história da nossa cidade. Faço aqui as palavras do meu amigo Farias: “Coisa de gente grande”.
    Segue assim a trajetória do nosso ilustre conterrâneo e que nos presenteia com sua linda história, descrita por ele.
No ano de 1979, declarado pela ONU como o Ano Internacional da Criança, enquanto o mundo via Margaret Thatcher se tornar a primeira mulher a ser primeira ministra do Reino Unido e Madre Teresa de Calcutá ganhar o Prêmio Nobel da Paz, o Brasil via João Figueiredo tomar posse como o 30° presidente do Brasil, aquele que viria a sancionar a Lei da Anistia.
Foi neste mesmo ano que nasceu Wagner David Rocha, de parto natural, às onze horas e vinte minutos do dia dez de janeiro, uma quarta-feira, na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, sob os cuidados do médico Sebastião Gomes de Almeida (Dr. Tião) e da técnica em enfermagem Maria Rita de Sá Marcelino, tia torta do recém-nascido.
O filho primogênito do casal Francisco David dos Santos, policial, e Maria Núbia Marcelino da Rocha, do lar, foi registrado por seu pai no Cartório Nicodemos, de propriedade do Tabelião Francisco Bezerra de Souza Feitosa, aos treze dias do mês de janeiro do ano de 1979.
No dia 31 de maio de 1986 nasceu seu terceiro irmão, Kilmer David Rocha, depois de sete anos como filho único. O segundo irmão, Francisco Wilker David Rocha, nasceu dois anos antes, mas faleceu aos três dias de nascido em decorrência de complicações no parto. Seu quarto irmão, Francisco David dos Santos Júnior, nasceu no dia 13 de junho de 1993.
Seus avós paternos eram o casal Joaquim David dos Santos, comerciante, e Terezinha de Jesus dos Santos (Dona Teresinha de Joaquim David), do lar. Seus avós maternos eram o casal Antônio Marcelino Costa (Antônio Mestrim), comerciante, e Ana Rocha Marcelino (Dona Anita de Mestrim), do lar.
Como muitas crianças brasileiras, o menino foi crescendo aos cuidados da sua avó materna para que seus pais pudessem sair para trabalhar. Durante todo o dia ficava na casa da avó Anita, localizada no centro da cidade, no “coração” do comércio local, mais precisamente na Rua Napoleão de Araújo Lima, N.º 249. O afeto, o carinho e a dedicação desta avó para com o neto, naturalmente, fez com que ele a chamasse sempre de “mamãe Nita”. À noite, ia para a casa de seus pais, localizada na Rua Balbina Viana Arraes, N.º 47.
O menino Wagner David Rocha recebeu o santo sacramento do batismo e foi consagrado a Nossa Senhora no primeiro mês de vida, no dia 18 de fevereiro de 1979, um domingo, às quatorze horas, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, pelas mãos do Reverendíssimo Padre Dermival de Anchieta Gondim. Seus padrinhos de batismo eram o casal José Rufino de Figueirêdo, comerciante, e Laura Alves de Moura, do lar. Seu padrinho de consagração foi José Cavalcante Sá, popularmente conhecido como maestro Zezinho, músico e maestro da Banda de Música Municipal Maestro Olívio Lopes Angelim.
    No ano de 1985, aos seis anos de idade ingressou na catequese da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, coordenada e totalmente renovada pelas Irmãs Sacramentinas, recém-chegadas à cidade para uma missão evangelizadora que duraria 32 anos. Sob a orientação das catequistas Maria Luzia dos Santos (Luzia de “Seu” Cazuza) e Maria Rejane Nunes Salviano (Rejane de Janete), o menino foi se engajando nas diferentes atividades da catequese, especialmente os eventos promovidos com as crianças a fim de angariar recursos financeiros para a construção do Centro Catequético Pierre Vigne, localizado na Rua Pedro Pereira de Lucena com a Rua Coronel Basílio Gomes da Silva. Com a obra ainda inacabada, passou a cuidar do jardim daquele prédio, sempre na companhia das catequistas.
    Concluído o período de preparação para o santo sacramento da Eucaristia, é chegado o momento da tão esperada Primeira Comunhão, que aconteceu numa bela, alegre e solene celebração presidida pelo Reverendíssimo Padre Dermival de Anchieta Gondim, às dezoito horas e trinta minutos, com um grande grupo de crianças e seus familiares, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no ano de 1989, quando Wagner David Rocha já tinha dez anos de idade. Na ocasião, o menino proferiu a leitura das preces comunitárias compartilhada com o seu colega Albério Ambrósio Cavalcante.
    Fez parte do grupo de doze meninos que representavam os doze apóstolos durante as celebrações da Semana Santa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, especialmente na Missa do Lava-pés. Esses meninos eram preparados pela Sra. Francisca Ribeiro de Melo, comerciante, popularmente conhecida como Dona Francina, uma mulher virtuosa e muito engajada nos movimentos e pastorais da comunidade local.
Wagner David Rocha também participou do grupo de crianças residentes nas proximidades da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, reunidas por Dona Francina, para rezar o “Terço da Mãezinha do Céu”, durante o mês de maio. Cada noite o Santo Terço era rezado na casa de uma das crianças. Após os 31 dias de oração, Dona Francina organizava um dia de lazer com banho de piscina para as crianças, sempre na chácara do casal Francisco Leite de Lucena, médico, e Maria do Socorro Matias de Lucena, do lar, (Dr. Lucena e Dona Socorrinha), no Sítio Ludovico.
    Depois da sua primeira comunhão ingressou no MEJ – Movimento Eucarístico Juvenil, coordenado pela Irmã Rita Angélica Rocha Araújo, Religiosa do Santíssimo Sacramento. Uma experiência das mais significativas e decisivas para a aquisição de valores humanos indispensáveis, bem como para a formação cristã e de caráter. Os encontros semanais, na terça-feira, após a missa das dezoito horas e trinta minutos, no Centro Catequético Pierre Vigne, foram marcos inesquecíveis. Foi nesse período que também vivenciou uma experiência como catequista nas comunidades da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e da Igreja São Francisco.
Após o período de preparação recomendado pela Igreja, Wagner David Rocha, aos quatorze anos, recebeu o santo sacramento do Crisma das mãos do então Bispo da Diocese de Crato-CE, Dom Newton de Holanda Gurgel, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 1993. Seu padrinho de Crisma é o seu tio materno José Marcelino da Rocha (Zé Santana).
Foi convidado para participar do Grupo JCC – Jovens Caminhando com Cristo, coordenado pelo casal Luís Miguel Alves e Maria Leudivânia de Sousa, também sob a orientação espiritual das Irmãs Sacramentinas, dando continuidade a sua caminhada cristã.  
Por se identificar com a área de comunicação, Wagner David Rocha e um grupo de amigos assumiram a PASCOM – Pastoral da Comunicação – da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sob a orientação espiritual da Irmã Cislene Aparecida Lirola, religiosa do Santíssimo Sacramento. Um marco deste trabalho pastoral foi a publicação de um jornal paroquial mensal denominado “A voz do Coração de Jesus”.
Desde criança Wagner David Rocha sempre gostou muito de arte e cultura. Cresceu apreciando os artistas populares que se apresentavam na feira livre da sua cidade: sanfoneiros, violeiros, cantadores, declamadores, poetas, mágicos, malabaristas, adestradores de animais, pequenos grupos musicais, repentistas, cordelistas, palhaços, etc.
De todas estas manifestações artísticas nasceu uma identificação pessoal com a literatura popular de cordel. Toda semana o menino comprava livretes de cordel para ler e compartilhava essas leituras com a sua bisavó materna, Josefa Ulisses da Silva (Dona Zefinha), aposentada, que enriquecia essas leituras com as suas lembranças e experiências sobre os temas dos livretes, geralmente sobre Lampião e o Padre Cícero Romão Batista.
Dessa rica e marcante experiência de leitura, o menino começou a se aventurar na feitura dos seus primeiros versos que foram se tornando cada vez mais frequentes nas suas atividades escolares.
Outra experiência marcante na formação cultural do escritor e poeta Wagner David Rocha foi o contato com o teatro amador, tanto na escola quanto na catequese, inclusive na teatralização de alguns folhetos de cordel.  
Fez inúmeras apresentações teatrais na catequese, na escola e nos grupos de jovens dos quais participou.
Wagner David Rocha iniciou os estudos aos cinco anos de idade, em 1984, no Jardim da Infância da então Escola de 1º Grau Padre Pedro Inácio Ribeiro, sob a direção da professora Maria Bernadete Silva Cavalcanti. Sua primeira professora foi Socorrinha Nicodemos, durante dois anos consecutivos, no Jardim I e no Jardim II. 
    Ingressou na primeira série do Ensino Fundamental aos sete anos de idade, em 1986, também na então Escola de 1º Grau Padre Pedro Inácio Ribeiro, com a professora Maria Edilza Gomes de Albuquerque (Edilza Feijó), também por dois anos consecutivos. Nas séries seguintes, 3ª e 4ª séries, estudou com a professora Francisca Ambrósio Basílio (Norbélia Ambrósio).
Concluiu as séries terminais, 5ª a 8ª séries, no ano de 1994, aos quinze anos de idade, ainda na então Escola de 1º Grau Padre Pedro Inácio Ribeiro.
Ingressou no Ensino Médio profissionalizante do Colégio Padre Viana, no ano de 1995, aos dezesseis anos, no Curso Técnico em Contabilidade, concluindo no ano de 1998, aos dezenove anos de idade.
    Em 1999, aos vinte anos de idade, foi aprovado com êxito no vestibular da FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, em Salgueiro-PE, para o curso de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, concluindo no ano de 2003, aos vinte e quatro anos de idade.
    No ano de 2005, aos vinte e seis anos de idade, iniciou o Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Arte-Educação, na URCA – Universidade Regional do Cariri, na cidade de Crato-CE, concluindo no ano de 2007, aos vinte e oito anos de idade.
    Em 2014, aos trinta e cinco anos, foi aprovado com êxito no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande-PB, Campus de Cajazeiras-PB, concluindo no ano de 2016, aos trinta e sete anos. O tema da sua dissertação de Mestrado foi “O letramento literário e a poesia popular – Leitura crítica de Patativa do Assaré para o 9º ano do Ensino Fundamental”.
Durante os anos 1990, quando adolescente, foi integrante de alguns grupos de teatro locais, entre eles, os mais significativos e estruturados foram a Paixão de Cristo, coordenado pelo professor e teatrólogo Luís Miguel Alves e o Grupo Gênesis de Teatro, coordenado pela teatróloga Maria Socorro Jacó da Silva. Nesse período, também concluiu vários cursos de teatro promovidos pelo Instituto Dragão do Mar, de Fortaleza-CE, bem como pelo Colégio Geo Studio, da cidade de Crato-CE.
No mesmo período foi vice-presidente da ABACLI – Associação Brejossantense de Apoio à Arte, Cultura e Literatura.
No biênio 1993-1994, aos quatorze anos de idade, Wagner David Rocha foi eleito presidente do Grêmio Estudantil José Sérgio de Oliveira Machado, da então Escola de 1º Grau Padre Pedro Inácio Ribeiro, contribuindo ativamente com a comunidade escolar no âmbito da entidade estudantil.
Ainda no ano de 1994, Wagner David Rocha foi membro fundador do LEO Clube de Brejo Santo-CE onde sempre exerceu cargos de diretoria. Primeiro como Diretor de Frequência e depois como Secretário. Nesta agremiação promoveu atividades de serviço humanitário entre os jovens da comunidade, uniu os sócios com laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua, além de aprender importantes lições de liderança e protagonismo juvenil.
Como professor das redes pública e particular de ensino, deu continuidade às vivências do cordel e do teatro, agora construídos coletivamente com seus alunos e apresentados à comunidade escolar. No Centro Educacional Professora Sabina Gomes de Sousa, merecem destaque a publicação de cordéis coletivos e participação em belas apresentações teatrais nos momentos fortes do calendário escolar, sendo as mais significativas: “O boi e o burro a caminho de Belém”, de Maria Clara Machado, o “Baile do Menino Deus”, de Ronaldo Correia de Brito, e as diversas encenações nas festas juninas. No Colégio Padre Viana, merecem destaque, além dos cordéis coletivos, a realização da Noite Lítero-Musical e do Concurso Literário Anual.  
Na segunda gestão do Prefeito Francisco Wider Lucena Landim, do ano 2000 ao ano de 2004, Wagner David Rocha atuou na publicação do jornal “A Voz do Cariri Oriental”, cujo objetivo era divulgar as ações da administração pública municipal.
No ano de 2002, aos vinte e três anos, Wagner David Rocha se uniu a um grupo de educadores que fundou o Memorial Padre Pedro Inácio Ribeiro, inaugurado no dia dezenove de maio, data do aniversário do homenageado. O primeiro museu de Brejo Santo-CE, que resgatou a história do saudoso padre, considerado santo por muitos brejossantenses. Esta iniciativa deu origem à Fundação Cultural Memorial Padre Pedro Inácio Ribeiro, entidade da qual também foi vice-presidente.
Quando da sua participação na AUBS – Associação Universitária de Brejo Santo-CE, como membro da diretoria, biênio 2002-2003, aos vinte e três anos, atuou efetivamente nas atividades culturais e sociais da entidade, sendo também um dos editores do jornal “O Informante”, periódico de cunho histórico-cultural e informativo da entidade.
Atualmente, aos trinta e nove anos, Wagner David Rocha, é membro da diretoria executiva do BSUC – Brejo Santo União Clube, biênio 2019-2020, na função de secretário, eleito entre os associados da referida agremiação. 
Wagner David Rocha noivou com Maria Luciana Alves Lima no dia 12 de junho de 2005, aos 25 anos de idade, após oito anos de namoro, com quem contraiu núpcias no ano seguinte, aos 31 dias do mês de março, constituindo uma prole de duas filhas: Wladja Luine Alves Rocha, nascida no dia 3 de dezembro de 2007, e Wanara Luísa Alves Rocha, nascida no dia 9 de abril de 2013.
“A família é um bem de valor imensurável, por isso deve ser construída com muito zelo. É também um projeto de vida permitido por Deus para ser conduzido com muita responsabilidade. São duas vidas unidas que podem gerar outras vidas. Essas vidas precisam ser tratadas com muita seriedade e respeito porque elas serão afetadas por nossa decisão e por nossas escolhas. Como pai e esposo eu pretendo afetar positivamente minha família. É com esse olhar que eu sigo o meu caminho, tentando acertar. A minha caminhada cristã e a minha experiência familiar foram fundamentais para que eu tivesse essa compreensão.”
“Quanto à Igreja, eu cresci nas pastorais e vivenciei uma rica experiência de comunidade através da missão evangelizadora das Irmãs Sacramentinas que estiveram conosco durante 32 anos, marcando para sempre a nossa formação cristã. Muito do que sou hoje como pessoa e como profissional eu devo a elas. Não me considero possuidor de testemunho de igreja. Seria muito pretencioso da minha parte. Para mim essa é uma expressão muito ligada à virtude e eu ainda preciso evoluir muito espiritualmente. Eu prefiro dizer que tenho uma caminhada cristã a compartilhar e que essa caminhada foi construída com muita solidez através de uma catequese muito eficaz fundamentada na fé em Jesus Cristo, que é a luz do mundo, e na Eucaristia, que nas palavras do Bem-aventurado Pierre Vigne, é o belo sol da Igreja.” 
Depois de casado, aceitou o convite para participar com a sua esposa do XVI ECC – Encontro de Casais com Cristo, realizado no mês de julho do ano de 2006, iniciando assim uma nova fase da sua caminhada cristã, agora enquanto casal. O convite foi feito pelo casal Raimundo Pereira Leite, agricultor, e Maria Santana Leite, professora, (“Seu” Raimundo e Dona Marineusa).
Dando continuidade à caminhada iniciada no ECC, engajou-se com a sua esposa na Pastoral Familiar, atuando na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.
O ponto alto da sua caminhada cristã se deu com o convite feito pelo Reverendíssimo Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim para assumir, também com a sua esposa, a missão de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O honroso convite foi aceito e ao longo de dois anos, de 2008 a 2010, a missão consistiu em distribuir a Santa Comunhão nas celebrações litúrgicas, presidir as celebrações eucarísticas, levar o Santo Viático aos enfermos, zelar pelo culto do Santíssimo Sacramento e animar a evangelização da comunidade.
É convidado para proferir palestras para casais e jovens nos diversos encontros promovidos pelas pastorais e movimentos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Wagner David Rocha é um escritor premiado duas vezes consecutivas pelo Governo do Estado do Ceará, através da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação – no 6º e no 7º Concurso Literário do PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa, com a publicação do livro infantil “Bel, o menino de coração selvagem” e do livro infanto-juvenil “Patativa, o passarinho que canta poesias”.
Tem textos publicados no jornal local “Caçuá de Notícias” e nos livros: “Trajetória de um educador”, de Francisco Tancredo Moreira Teles; “Meu universo em verso”, de Maria Santana Leite (Dona Marineusa); “Centenário do Professor José Teles de Carvalho – O pai da Educação de Brejo Santo-CE”, de Maria de Fátima Araújo Teles; e “Miscelânea Poética”, de Francisco Alves Araújo.
Publicou os seguintes livretes de cordel: “Missão cumprida – Homenagem ao Prefeito Wider Landim”, “Irmãs Sacramentinas em Brejo Santo – Amor e dedicação em 32 anos de missão”, “Belchior chegando ao céu” (publicado pelo CCBN – Centro Cultural Banco do Nordeste, de Juazeiro do Norte-CE), “Brejo Santo e sua origem lendária”, “Centenário do Professor José Teles e a festa no céu”, “João Teles de Carvalho – 50 anos de vida eterna”, “Homenagem ao Profletras da UFCG/Cajazeiras-PB”, “Fuá da fala brasileira” e “A história de Brejo Santo” (coletivo).
No ano de 2017, publicou o artigo científico “Ludicidade: um caminho para facilitar a leitura do texto literário no ensino fundamental”, na revista Linguagens e letramentos, da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande-PB, Campus de Cajazeiras-PB. Também publicou o artigo científico “O letramento literário e a poesia popular – Leitura crítica de Patativa do Assaré para o 9º ano do Ensino Fundamental”, no livro “Ensino na Educação Básica”, publicado pela Editora IFRN e organizado por Albino Oliveira Nunes, Francisco das Chagas Silva Souza e Verônica Maria de Araújo Pontes.
É convidado para compor mesas julgadoras de eventos educacionais, recitais de poesias e para proferir palestras para alunos das escolas públicas de Brejo Santo e região sobre incentivo à leitura e suas publicações.
Uma história permeada de experiências que nos serve como exemplo. Agradeço imensamente ao Wagner por permitir esta publicação. E encerro com a pergunta chave: Quem é Wagner?
Um homem simples, um cidadão de bem, uma pessoa de fé, um profissional realizado, um amante da literatura, das artes e da cultura. Um observador que tira lição de tudo nessa vida. Alguém que acredita na força do bem e busca fazê-lo por acreditar ser o único valor que se eterniza, tanto para quem parte como para quem fica. Um otimista realista que, apesar dos NÃO’s, acredita no SIM e investe nas possibilidades. Por isso me considero um realizador.
E assim é Wagner, ser humano justo e dedicado no que faz. Gratidão a você, a toda sua família, por compor nossa história. Parabéns a seu aniversário que se aproxima, cheio de realizações e AMOR E MUITA PAZ.