terça-feira, 16 de abril de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Vacine-se contra a gripe, seu coração agradece!


Vacine-se contra a gripe, seu coração agradece!

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 10 de abril, em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação. O Dia D, em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização nacional, está marcada para dia 4 de maio de 2019.

A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Neste ano foi ampliado o limite de idade no público infantil, de 6 meses até 6 anos incompletos, e permanecem também como grupos prioritários:

Indivíduos com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas), trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VACINA CONTRA A GRIPE AO CORAÇÃO?
- Infecção pelo vírus influenza, ao provocar febre, pode alterar a frequência cardíaca, sobrecarregando o bombeamento de sangue. 

- Estudos sugerem que a vacinação tem o potencial de diminuir internações hospitalares e risco de morte em pacientes idosos e/ou cardiopatas. A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

- A gripe diminui a imunidade e aumenta a probabilidade de contrair pneumonia, quadro capaz de gerar maior complicação em quem já tem um problema cardiovascular.

- O vírus da gripe pode infectar o coração causando a miocardite viral. O vírus pode atacar o músculo cardíaco, causando uma inflamação levando a complicações como o coração dilatado e arritmias.

A vacina contra influenza é segura e não há nenhuma condição que proíba sua aplicação. Até indivíduos alérgicos ao ovo estão liberados para tomá-la.
A imunização do organismo leva em média, de duas a três semanas após a vacinação.

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.