
Ações da Unileão
Entre as atividades realizadas pelo curso de Veterinária da Unileão estão as campanhas de vacinação antirrábica em parceria com órgãos públicos da região do Cariri e projetos em defesa de animais domesticados em situação de abandono.
O Bazar Beneficente e Feira de Adoção, que já tem duas edições, arrecada dinheiro para o projeto Vida de Cachorro, da cidade de Brejo Santo (CE). Na ocasião, professores e alunos do curso dão orientações sobre adoção responsável para a comunidade, bem como falam sobre a área da Medicina Veterinária aos interessados.
Neste mês de abril, a II Cãominhada será uma ação realizada em parceria com o curso de Educação Física. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os maus-tratos contra animais, o risco da transmissão de doenças e estimular a prática de atividade física.
Dados do abandono
A Associação Mundial de Veterinária, do inglês The World Veterinary Association (WVA), estima que existam mais de 200 milhões de cães abandonados no mundo. Ainda segundo a WVA, a população de cães de rua é formada por aqueles perdidos, abandonados, ferozes - que adquiriram natureza selvagem - ou que foram intencionalmente deixados soltos por longos períodos pelos seus donos.
No Brasil
Maltratar animais é crime no Brasil. A Lei Federal nº 9.605/98, de Crimes Ambientais, prevê, no Artigo 32: “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime”.
*Da redação do Blog do Farias Júnior